Quinze presos fogem de cadeia no norte de Pernambuco
Recife, 16 (AE) - Quinze presos fugiram na madrugada de hoje da Cadeia Pública de Carpina, Zona da Mata, no norte de Pernambuco. Os detentos se rebelaram, por volta das 3h30, dois deles conseguiram serrar uma grade, permitindo a fuga. Ao todo, 19 presos escaparam, mas houve troca de tiros com a polícia e, ao fim, três foram recapturados e um acabou morto - Jairo Aluísio Lourenço, de 22 anos, assaltante de carro-forte.
Segundo informações do delegado de Carpina, José Gervásio da Silva, a rebelião começou na cela 1 - onde estavam quatro dos fugitivos, entre eles, os líderes da fuga, os assaltantes Genário Brito de Oliveira, de 26 anos, e Edvaldo Benedito da Silva, de 20. Eles serraram as grades da cela que dá acesso ao pátio externo da cadeia e se esconderam atrás de arbustos.
Outro integrante do plano, não identificado pela polícia
chamou um dos três policiais militares responsáveis pela guarda do local. Ao chegar à cela, um policial foi surpreendido por dois líderes que, armados com facas, o renderam, tirando-lhe o revólver. Os outros dois policiais não tiveram como reagir e foram trancados em uma das seis celas da cadeia.
No momento da fuga, por coincidência, segundo o delegado
uma ronda da Polícia Militar passava no local, quando desconfiaram do movimento. Ao pararem para investigar, houve o confronto com os detentos, resultando na morte de Lourenço e na recaptura de Sérgio Faustino, Paulo Francisco de Souza e Dorival Antonio dos Santos.
De acordo com o delegado, a superlotação da cadeia - com capacidade para 30 presos, mas que estava com 42 - pode ter contribuído para a fuga. "Mesmo com a superlotação, acho estranho os presos terem armas dentro das celas. Vamos apurar as responsabilidades."
Cerca de 80 policiais, entre civis e militares, participavam das buscas aos foragidos, que teriam escapado para plantações de cana-de-açúcar próximas à cadeia.Por Luciana Leão ATENÇÃO EDITOR: Esta retranca acrescenta informações, com novo texto.





