Durante protesto contra a morte de Matheus Ferreira Evangelista, na tarde de domingo (18), na quadra de esportes do conjunto Avelino Vieira (zona oeste), ativistas dos Direitos Humanos e representantes do O Coletivo de Combate ao Genocídio de Jovens de Periferias divulgaram o abaixo-assinado on-line 'Desarmem a Guarda Municipal de Londrina Já'. Segundo o coordenador do Centro de Direitos Humanos de Londrina, Carlos Santana, quem tiver interesse em assiná-lo deve acessar o site avaaz.org. "Em menos de um ano, foram registradas cinco mortes envolvendo guardas municipais de Londrina. Será que não está na hora da secretaria de Defesa Social refletir sobre isso e pensar numa solução?", cobrou.

Santana criticou também o processo de avaliação psicológica. "Esse problema de sofrimento mental demanda de uma fiscalização mais profunda, pois parece estar sendo gestado de forma equivocada", acrescentou. "Não estamos criminalizando ou desmerecendo a Guarda, mas queremos que o trabalho seja feito na forma da lei".

O Coletivo de Combate ao Genocídio de Jovens havia criado outro abaixo-assinado, mas site foi retirado do ar após após receberem informações de que um guarda municipal teria feito ameaças à iniciativa nas redes sociais. O caso foi parar na Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Londrina. À FOLHA, o ouvidor-geral, Alexandre Sanches Vicente, confirmou o recebimento da denúncia e disse que não poderia fornecer mais detalhes do caso, mas que "uma resposta será dada ao autor do protocolo em 20 dias".

A reportagem ouviu também a defesa do guarda Michael de Souza Garcia. Cléverson Luiz Verni Lopes disse que o cliente nega a autoria do crime. Ele questionou a prisão e a maneira como supostas provas chegaram à polícia. "Não houve perícia, a Polícia Científica não foi até ao local. Esse estojo de munições e projétil não eram do Michael", sustentou. Sobre a informação que Garcia teria reprovado no teste psicológico, Lopes lembrou que a própria instituição aceitou o laudo particular. "Desta maneira, fica claro que o porte de arma estava deferido pela Guarda. Havia autorização legal". Garcia segue detido na PEL 1 (Penitenciária Estadual de Londrina).(C.F.)