Três homens e uma mulher foram indiciados pela PCPR (Polícia Civil do Paraná) por estelionato e associação criminosa para atos criminosos contra locadoras de veículos de Londrina.

O caso foi divulgado nesta terça-feira (14) pela DFRV (Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos), que investiga a quadrilha desde 2021. O esquema foi revelado após análise de conversas em aplicativos de mensagens apreendidos.

A suspeita foi levantada no momento em que uma pessoa registrou um BO (Boletim de Ocorrência) por suposto roubo de um Jeep Renegade pertencente a uma locadora de veículos.

“Os policiais suspeitaram do nervosismo [da suposta vítima]. Mais tarde, ele acabou assumindo que, por conta de dívidas, foi obrigado a pegar o veículo e dar uma destinação ilegal”, explica a delegada de Furtos e Roubos de Veículos, Lívia Pini.

Segundo ela, há indícios de que o veículo teria sido levado para a Bolívia, mas o último registro no Brasil consta no Mato Grosso do Sul. O carro nunca foi recuperado.

Após a identificação dos outros suspeitos, a PCPR deflagrou uma operação em agosto de 2021 para cumprimento de mandados de busca e apreensão. Na ação, houve localização de veículo furtado e apreensão de caça-níqueis, além de aparelhos celulares e papéis encontrados no local da operação que contribuíram para a confirmação do esquema criminoso e de outros delitos.

“Houve demora devido à extração dos dados, mas que ajudaram a levantar muito envolvimento com crimes como tráfico de drogas, roubos, roubo de joias e envolvimento com facção criminosa”, conta a delegada.

Os outros crimes identificados foram encaminhados para as delegacias competentes, incluindo compartilhamento de informações com a Polícia Federal sobre remessa de veículos ilegais para fora do Brasil.