Um levantamento divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) apontou que quatro municípios que fazem parte da regional de saúde sediada em Londrina não registram óbitos em decorrência da Covid-19 há mais de dois meses. A análise também apontou que, enquanto 23 cidades estão há mais de 90 dias sem contabilizar óbitos, quase um terço dos municípios do estado não registrou mortes por Covid-19 durante o mês de agosto. Já quando considerados todos os 399 municípios do Paraná, o mês que chegou ao fim na semana passada registrou o menor número de mortes desde novembro do ano passado, 1.212. Para a elaboração desta análise, apenas os dados contabilizados até o dia 31 de agosto foram considerados.

Gestores dos municípios afirmam que avanço da imunização contra Covid foi primordial para o atual cenário epidemiológico
Gestores dos municípios afirmam que avanço da imunização contra Covid foi primordial para o atual cenário epidemiológico | Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Localizados na Região Metropolitana de Londrina, Guaraci, Miraselva, Cafeara e Centenário do Sul têm em comum mais do que elevados índices de vacinação. Conforme os gestores de saúde ouvidos pela FOLHA, os moradores continuaram sendo orientados a utilizar máscaras, medida que eles garantem vem sendo respeitada pela maioria. Outra similaridade envolve as características deste conjunto de municípios: a matriz rural, com parte da população vivendo em distritos.

Outra similaridade alentadora é a ausência de diagnósticos da variante Delta da Covid-19 nestas localidades, o que não afasta o risco da presença da variante. Isso porque apenas 843 amostras de exames RT-PCR positivos para a Covid-19 colhidas no Paraná passaram pelo sequenciamento genômico na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Destas, 95 foram confirmadas para a Delta e 30 para outras sublinhagens do vírus. Na região de Londrina, há apenas um caso da variante delta confirmado, em Rolândia.

Ainda conforme o levantamento da Sesa, Boa Esperança do Iguaçu (Sudoeste é o único município do Paraná que não registrou óbitos em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia.

GUARACI

Há mais tempo sem registrar óbitos quando considerado este grupo de municípios, Guaraci realizou a última chamada para a aplicação da primeira dose na população geral acima de 18 anos nesta semana. “O avanço da vacinação foi primordial nesse acontecimento porque faz tempo que a gente não tem nenhum idoso com suspeita, confirmado, nada. Hoje (quinta) foi a última chamada para a primeira dose. Agora, se alguém não veio é difícil saber, mas eu creio que ninguém correu da vacina porque é correr da salvação”, avaliou o secretário municipal de Saúde de Guaraci, Airton Aparecido André.

O óbito mais recente foi registrado no dia 10 de junho, quando a cidade ainda aplicava as primeiras doses em moradores com 55 anos. Atualmente, estes estão sendo convocados para receberem as segundas doses, informou. “Abrimos para a próxima quarta para as pessoas que tomaram a primeira dose entre os dias 15 e 18 de junho, aí vamos vacinando assim até acabar o mês de junho. Acredito que vai acabar logo”, estimou.

Com cerca de 5,5 mil moradores, Guaraci registra oito mortes e 605 casos confirmados desde o início da pandemia. Conforme os dados da Secretaria, 31% dos moradores já foram completamente imunizados.

MIRASELVA

Secretária municipal de Saúde de Miraselva, Cleide Vieira de Melo avalia que o avanço da vacinação foi o principal responsável pelo atual cenário epidemiológico, considerado bem mais “tranquilo”. No entanto, concorda que o número reduzido de moradores, menos de dois mil, ajuda a controlar a pandemia.

Miraselva: em uma cidade em que praticamente todos os moradores se conhecem, fica mais fácil monitorar a vacinação
Miraselva: em uma cidade em que praticamente todos os moradores se conhecem, fica mais fácil monitorar a vacinação | Foto: Arquivo FOLHA

Até agora, oito pacientes morreram em decorrência da Covid-19 no município sendo o óbito mais recente o registrado no dia 19 de junho. “A população aderiu e praticamente 100% já está com a primeira dose. Falta só um aqui e outro ali”, avaliou a secretária.

Em uma localidade em que praticamente todos os moradores se conhecem, fica ainda mais fácil monitorar a aplicação das segundas doses. A secretária informou que 47,4% dos moradores já foram completamente imunizados. “Eles não têm esquecido. Como é município pequeno nós entramos em contato para lembrar. ‘Olha, tal dia é a segunda dose’”, conta.

CAFEARA

Com o mesmo período sem registrar óbitos encontra-se Cafeara, apontou a Sesa. O município tem cerca de três mil moradores e contabiliza 15 óbitos em decorrência da infecção causada pela Covid-19. Com 35% dos moradores já imunizados completamente, a maior preocupação tem sido com o avanço do número de casos nos municípios vizinhos, avaliou a secretária municipal de Saúde, Flavia Elaine Mada. “Nosso município está estável, diferente de alguns municípios vizinhos, que acabou subindo bastante”, lamentou.

CENTENÁRIO DO SUL

Com mais de 12 mil habitantes, Centenário do Sul é o maior município dentre os analisados e aparece nesta lista com a marca de 63 dias sem registrar novos óbitos em decorrência da Covid-19. Conforme a Prefeitura, o resultado também é fruto do avanço na vacinação. O município chegou ao mês de setembro com 4,3 mil moradores completamente imunizados, informou a Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo balanço também aponta que 7,3 mil já receberam a primeira dose do imunizante.

Entretanto, para o prefeito de Centenário do Sul, Melquiades Tavian Junior (PSD), não será possível garantir que novos casos não sejam registrados sem a adoção de medidas mais duras em comparação com as que estão em vigor em todo o estado até o dia 15 de setembro. No comando também da secretaria municipal de Saúde, Tavian Júnior proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas entre 22h e 5h no município e estabeleceu que supermercados e mercearias só poderão funcionar de segunda a sábado até as 19h. Enquanto bares e lanchonetes deverão seguir as mesmas diretrizes do decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD), igrejas e templos religiosos poderão funcionar com até 70% da capacidade. O decreto municipal permanecerá em vigor até o dia 20 de setembro.

A reportagem não conseguiu ouvir a prefeitura até o fechamento desta edição. Conforme o boletim epidemiológico divulgado neste domingo, Centenário do Sul soma 35 óbitos em decorrência da infecção causada pela Covid-19. Ao menos 1.104 casos já foram confirmados desde o início da pandemia e 41 moradores estão sendo monitorados em isolamento domiciliar.

MUNICÍPIOS DA RML

Confira como está a situação dos municípios e quantos dias estão sem registrar óbitos. Levantamento é válido até 31 de agosto, conforme divulgado pela Sesa

Guaraci 83

Miraselva 74

Cafeara 74

Centenário do Sul 63

Florestópolis 57

Lupionópolis 55

Tamarana 36

Prado Ferreira 15

Alvorada do Sul 10

Jataizinho 9

Pitangueiras 9

Primeiro de Maio 8

Jaguapitã 5

Assaí 4

Ibiporã 4

Sertanópolis 2

Cambé 1

Bela Vista do Paraíso,

Londrina, Rolândia e

Porecatu 0

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1