STANSTED, Inglaterra, 08 (AE-AP) - Enquanto as autoridades britânicas mantinham negociações para garantir a segurança das 157 pessoas a bordo do avião da companhia afegã Ariana Airlines, sequestrado domingo e há dois dias estacionado no aeroporto londrino de Stansted, quatro homens fugiam do aparelho, pulando da janela da cabine de controle.
A polícia não informou se se tratava de reféns ou sequestradores e estava avaliando o efeito da fuga sobre as demais pessoas a bordo. "Parece que está tudo calmo", disse o porta-voz da polícia Kim White. Os homens pularam de uma altura de seis metros e saíram correndo.
As exigências dos sequestradores ainda não estavam claras, mas John Broughton, vice-chefe da polícia de Essex, disse que a possibilidade de eles terem desviado o avião para a Grã-Bretanha como parte de um plano para obter asilo estava sendo considerada. Indagado sobre a hipótese de uma tentativa de asilo
Broughton disse: "Na abordagem dos temas, muitas coisas foram levantadas." Ele não quis entrar em detalhes.
A agência afegã AIP havia informado segunda-feira que o grupo quer a libertação do líder oposicionista Ismail Khan. Mas, por enquanto, os sequestradores, possivelmente dez, pediram apenas comida, água, remédios e a limpeza dos banheiros do avião.
Um passageiro doente foi libertado hoje. Vestido com uma tradicional túnica afegã, ele desceu do avião com os braços para cima e foi recebido pela polícia que, sem dar detalhes, encaminhou-o para tratamento médico. Oito pessoas foram libertadas segunda-feira e outras 22 durante as paradas que o avião fez domingo no Casaquistão, Usbequistão e Rússia.