Desde o início da pandemia, há um ano, 691 policiais penais e agentes de cadeia do Paraná contraíram a Covid-19. O número está em um acompanhamento diário do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná). Segundo o balanço, do total de doentes, 628 se recuperaram e 63 testaram positivo. Outros 53 servidores permanecem como suspeitos de terem sido contaminados. O último boletim foi divulgado na terça-feira (9).

Imagem ilustrativa da imagem Quase 700 servidores penitenciários já tiveram Covid-19 no Paraná

Segundo o Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná), as estatísticas podem ser ainda maiores. Há uma pequena diferença entre o levantamento do sindicato e do Depen em relação às mortes. Enquanto o órgão estadual diz que cinco funcionários públicos morreram, os sindicalistas afirmam que foram seis óbitos. O Estado tem 2,7 mil policiais penais e 1,4 mil agentes contratados por PSS (Processo Seletivo Simplificado).

A vítima mais recente do coronavírus foi o policial penal Alexsandro dos Santos, que tinha 38 anos. Ele trabalhava desde 2008 na área e atualmente estava na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP). "Só na última semana foram dois servidores que morreram. Na nossa opinião, há uma saída para essa crise no sistema penitenciário, que é a vacinação dos profissionais que entram e saem das cadeias todos os dias", declarou o presidente do Sindarspen, Ricardo Miranda.

Desde o final de janeiro, o sindicato cobra da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) agilidade na imunização, mas até agora não houve uma resposta .

Divisão por cidades

O balanço fornecido pelo Depen também faz um mapeamento pelas regionais administrativas da pasta pelo Estado. Na de Londrina, são 18 policiais penais suspeitos da Covid-19, 16 confirmados, oito recuperados e uma morte. Em dezembro do ano passado, o servidor Marcos Paulo Teixeira, da Casa de Custódia, morreu após ser contaminado. Ele trabalhou 12 anos no sistema penitenciário e deixou esposa e duas filhas. O Sindarspen acredita que a infecção tenha acontecido durante a escolta de um preso ao hospital.

Dos funcionários que pegaram o coronavírus da região de Londrina, um trabalha na cadeia de Apucarana, três na de Arapongas, um na de Assaí, um na de Cambé, um em Ibiporã, três em Ivaiporã, um em Jacarezinho, um em Jaguapitã, um em Porecatu, um é do SOE (Serviço de Operações Especiais) do Depen, um na PEL 1 e um na PEL 2.

Presos

De acordo com o Depen, 3296 presos testaram positivo para a doença desde o começo da pandemia. Dessa quantidade, 3097 se recuperaram e 199 continuam como confirmados. Outros 34 são considerados suspeitos. Nove detentos morreram pela Covid-19 no Paraná. Nas unidades da regional de Londrina, são 11 casos suspeitos, 103 confirmados, 70 recuperados e um óbito. Dos que tiveram coronavírus, 95 estão na PEL 1.