Quase 500 profissionais da saúde morreram contaminados pela Covid-19 no Paraná. Ao todo, 22.457 casos foram confirmados entre profissionais de saúde, dos quais 488 morreram. Os dados foram atualizados até o dia 31 de maio e estão na planilha de monitoramento Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde ).

A categoria profissional mais afetada até o momento é a de Enfermagem. Foram confirmados 8.547 testes positivos, dos quais 138 morreram.
A categoria profissional mais afetada até o momento é a de Enfermagem. Foram confirmados 8.547 testes positivos, dos quais 138 morreram. | Foto: Fatima Hirth Ruiz/Arquivo pessoal

A categoria profissional mais afetada até o momento é a de Enfermagem. Foram confirmados 8.547 testes positivos, dos quais 138 morreram. No dia 31 de maio o Coren/PR realizou ação de fiscalização em grandes hospitais do estado. O objetivo foi verificar as condições de trabalho das equipes de enfermagem.

Fiscais e conselheiros percorreram hospitais da grande Curitiba, além das cidades de Cascavel, Londrina, Maringá e regiões adjacentes, averiguando setores como urgência e emergência assim como UTIs, local de descanso das equipes de enfermagem, escala de trabalho, etc. Apontamentos sobre as situações encontradas foram feitos, e as instituições que tiveram irregularidades encontradas foram notificadas, recebendo prazo para adequação das anormalidades destacadas.

Na área farmacêutica foram 860 casos positivos e 71 óbitos. Entre os médicos foram 1.848 confirmações e 69 mortes.O Paraná registrou 368 casos entre cuidadores de idosos, dos quais 46 morreram. Os trabalhadores do Serviço Social registraram 156 contaminados e 21 deles morreram. Entre agentes comunitários de saúde foram 1.195 confirmações e 19 mortes. Na área laboratorial e diagnóstico foram 15 mortes. Foram 13 psicólogos mortos de 310 contaminados. Entre cargos administrativos na área da saúde foram confirmados 1.246 casos e quatro óbitos. Na área de serviços na área da saúde foram 972 contaminados e quatro mortes, mesmo número de óbitos registrados entre profissionais de transporte, fisioterapia.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.