A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (3) as operações Sucessão e Fluxo Capital com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua com a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas entre outros crimes. A Sucessão é um desdobramento da operação Spectrum, que resultou na prisão de Luiz Carlos da Rocha, mais conhecido como “Cabeça Branca”, considerado um dos maiores traficantes de drogas do Brasil.

Na fase desta quinta foram cumpridas medidas judiciais contra familiares do traficante que o auxiliaram na lavagem do dinheiro de origem ilícita. Já a operação Fluxo Capital tem objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável pela lavagem do dinheiro por meio de movimentações milionárias, com a utilização de “laranjas”, empresas de fachada e contadores.

As investigações demonstraram que o grupo não se limitava à lavagem do dinheiro do traficante “Cabeça Branca”, tendo relação também com diversas outras organizações criminosas atuantes em território nacional, envolvidas em outros delitos além do tráfico de drogas.

Durante as investigações apurou-se movimentação financeira em torno de R$ 4 bilhões pelas empresas controladas direta ou indiretamente por apenas um dos investigados. Foram apreendidos aproximadamente R$ 12 milhões em espécie no curso das investigações. O controle da movimentação do dinheiro era feito por doleiros, donos de casas de câmbio, instalados no Paraguai.

LONDRINA

Os policiais foram às ruas para cumprir 39 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão temporária no Paraná, em São Paulo, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão no Paraguai. No Paraná os mandados foram cumpridos em Londrina, Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e Cianorte. Em Londrina o alvo não encontrado para prisão, no entanto, foram apreendidos quatro carros, levados para a sede da PF na cidade.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.