São Paulo, 01 (AE) - Onze ladrões armados com metralhadoras, pistolas automáticas e fuzis assaltaram na madrugada de hoje o terminal de cargas da Varig-Rio Sul, no Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo. A ação durou sete minutos. Os ladrões levaram R$ 5.800,00 e cheques, três computadores, um notebook, impressoras e relógio, dinheiro e celulares de funcionários e clientes.
A polícia acredita que os ladrões façam parte de uma quadrilha responsável por outros seis assaltos este ano ao terminal de cargas do Aeroporto de Congonhas. "Eles usam metralhadoras, cronometram o tempo para escapar da polícia e ficam na escuta da rede policial, com rádios de comunicação", informou o delegado Reinaldo Correia, titular do 27.º Distrito, do Campo Belo, responsável pelas investigações.
Os ladrões chegaram por volta da 1h30 em uma Kombi e duas motos. Dominaram 3 vigilantes, 8 funcionários e 9 clientes. Ameaçaram atirar em quem tentasse reagir ou fugir e insistiram em saber onde estavam os malotes com os tíquetes. Um dos assaltantes, que dava ordens, usava um gorro de lã de motoqueiro. "Era o mais nervoso e ficava o tempo todo dizendo que estava a fim de matar", contou à polícia o segurança Antônio Carlos Lima.
Os funcionários informaram ainda que os ladrões pareciam conhecer muito bem as instalações. Separaram o que pretendiam levar e obrigaram os seguranças e clientes a carregar os objetos para a Kombi. O dinheiro e os cheques estavam num cofre e no caixa. No galpão funciona a empresa Parcel Representação e Auxiliar de Transportes, que presta serviços para a Varig e Rio Sul.
Dois dos ladrões abriram 20 malotes em busca de tíquetes refeição. Os malotes com os tíquetes chegaram quase duas horas depois da fuga dos assaltantes.
Shabao - O delegado Correia está à procura dos integrantes da quadrilha chefiada por Celso Alexandre Silva, conhecido como Shabao, responsável pelos últimos roubos às empresas aéreas no terminal de Congonhas. O assaltante, seu irmão Wallace da Silva e cinco cúmplices foram presos recentemente e estão em penitenciárias de segurança máxima cumprindo condenações por roubo, tráfico e assassinato. "Shabao montou uma estrutura para recrutar ladrões e de seu grupo fazem parte mais de 30 criminosos", contou Correia.
O policial afirmou que a quadrilha consegue metralhadoras e armas automáticas com facilidade. Ele suspeita de que traficantes estejam vendendo ou alugando as armas. A certeza do delegado de que os responsáveis pelo roubo na Varig-Rio Sul sejam ligados a Shabao deve-se aos métodos idênticos aos do ladrão preso nos últimos roubos: a cronometragem do tempo no local do assalto e a escuta da frequência da polícia. As vítimas informaram que durante o roubo um dos ladrões alertou que o tempo estava passando. Quando atingiu os 7 minutos ele determinou que todos saíssem.

mockup