Com a proposta de resgatar a tradição das festas rurais, difundir a cultura dos distritos e levar entretenimento e renda para essas comunidades, a organização da primeira edição do projeto "Festa é Cultura” , comemora o evento que foi realizado neste fim de semana e atraiu pessoas da cidade e do distrito. O evento foi organizado pela Associação de Arte e Cultura de Londrina (CORRE) com recursos da Prefeitura Municipal de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Muitas famílias de Londrina e região prestigiaram a festa. Foi o caso da monitora escolar Viviane Murinelli Nogueira . Na companhia das filhas, esteve na feira nos dias dias, passou pelas barracas de artesanato, comidas e todas se encantaram com as botas que acabaram comprando, pois na agenda da família há outras festas programadas. Do ponto de vista dos visitantes, as atrações musicais tornam a festa muito mais animada.

Hellen Gabriele Martins, o marido, o comerciante Thiago Thomaz de Aquino, e as filhas na Warta:  diversão ao ar livre
Hellen Gabriele Martins, o marido, o comerciante Thiago Thomaz de Aquino, e as filhas na Warta: diversão ao ar livre | Foto: Divulgação

A dona de casa Hellen Gabriele Martins e seu marido, o comerciante Thiago Thomaz de Aquino também se divertiram com todas as opções ao ar livre. Moradores de Londrina, elogiaram a organização, sobretudo o capricho das comidas, bastante apreciadas pelas filhas do casal. Motivados, pretendem retornar e ficar de olho na programação do distrito.

Na festa da Warta foram vendidos 180 quilos de torresmo
Na festa da Warta foram vendidos 180 quilos de torresmo | Foto: Divulgação

Para os feirantes que participaram da feira, a satisfação também é grande. As porções mais procuradas foram as de tilápia, mandioca, frango frito, costela com mandioca e torresmo que se destaca nos pedidos: só no primeiro dia de feira foram vendidos 180 quilos do tira-gosto, sendo considerado um dos melhores da região. Uma vez que outro ponto proposto era geração de renda da população e o trabalho coletivo, a receita deu certo e pode ser repetida.

Na barraca em que Vitória Sampaio Rodrigues trabalhou as porções de linguiça calabresa, batata frita e arroz com feijão eram pedidas seguidamente. Só de arroz e feijão foram 300 até às 17 horas de domingo (12), sendo que algumas se esgotaram mais cedo. Muito feliz com a preferência pelo tempero, a comerciante divide a alegria com seus familiares. Além da Warta, o projeto também irá contemplar festas em Irerê entre os dias 13 e 14 de Maio e 10 e 11 de junho em Maravilha.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link