Uma prova cansativa, com enunciados extensos. Assim foi a avaliação de alguns alunos sobre o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Cerca de 4 milhões de estudantes compareceram aos mais de 10 mil locais de prova em 1,7 mil municípios brasileiros. Em Londrina o tempo chuvoso amenizou o calor dos últimos dias, o que ajudou os candidatos. Com cinco horas de duração, as provas do Enem são conhecidas por exigir maior disposição dos estudantes.

Gabarito e caderno da prova devem ser divulgados nesta quarta-feira (13)
Gabarito e caderno da prova devem ser divulgados nesta quarta-feira (13) | Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

Neste segundo dia os candidatos fizeram as provas de matemática e ciências da natureza. Os cadernos de prova devem ser liberados apenas meia hora antes do final da prova, a partir das 18h.

Almejando uma vaga no curso de Letras - Inglês, Matheus Oberle Lopes, 22, definiu a prova como bastante cansativa. “Os enunciados eram grandes, exigiram bastante leitura. Acho que as questões mais fáceis estavam no final da prova, principalmente de matemática. Nesse segundo dia a prova continuou falando de saúde, abordando a questão das vacinas e também da doença do caramujo. Acho que misturou bastante humanas com exatas, justamente nessas questões mais extensas”, explicou. Aprovado para a segunda fase do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e tendo estudado sozinho em casa, ele diz que ainda não sabe avaliar suas chances no Enem.

Aline Rigobeli, 18, pretende cursar Nutrição e avaliou a prova como de dificuldade intermediária. “Física estava mais difícil. Acho que a maior parte da prova era de exatas, teve pouco de biológicas. Mas era o conteúdo esperado, não acho que teve nenhuma surpresa em relação a isso.”

Aluna do Curso Especial Pré-Vestibular da UEL, Amanda Araújo, 21, ficou feliz ao ver que várias apostas dos professores quanto aos conteúdos que poderiam ser pedidos se confirmaram, como o conteúdo de biologia. “Estou concorrendo a uma vaga de Ciências Biológicas então essa prova foi bastante importante para mim. Achei que as questões de matemática e física estavam fáceis. Já química foi mais pesado. Mas foi tudo dentro do programado. Foi uma prova cansativa, com enunciados mais longos do que o esperado”, avalia.

Imagem ilustrativa da imagem Provas do segundo dia do Enem trouxeram enunciados extensos

O gabarito e o caderno da prova devem ser divulgados nesta quarta-feira (13) no site do Enem, no aplicativo do Enem e no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os resultados individuais devem ser publicados em janeiro de 2020, em data a ser definida. Os resultados dos “treineiros” e a “vista pedagógica da redação" são divulgados 60 dias após os resultados individuais, em março de 2020.