Provas do segundo dia do Enem trouxeram enunciados extensos
PUBLICAÇÃO
domingo, 10 de novembro de 2019
Erika Gonçalves - Grupo Folha
Uma prova cansativa, com enunciados extensos. Assim foi a avaliação de alguns alunos sobre o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Cerca de 4 milhões de estudantes compareceram aos mais de 10 mil locais de prova em 1,7 mil municípios brasileiros. Em Londrina o tempo chuvoso amenizou o calor dos últimos dias, o que ajudou os candidatos. Com cinco horas de duração, as provas do Enem são conhecidas por exigir maior disposição dos estudantes.
Neste segundo dia os candidatos fizeram as provas de matemática e ciências da natureza. Os cadernos de prova devem ser liberados apenas meia hora antes do final da prova, a partir das 18h.
Almejando uma vaga no curso de Letras - Inglês, Matheus Oberle Lopes, 22, definiu a prova como bastante cansativa. “Os enunciados eram grandes, exigiram bastante leitura. Acho que as questões mais fáceis estavam no final da prova, principalmente de matemática. Nesse segundo dia a prova continuou falando de saúde, abordando a questão das vacinas e também da doença do caramujo. Acho que misturou bastante humanas com exatas, justamente nessas questões mais extensas”, explicou. Aprovado para a segunda fase do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e tendo estudado sozinho em casa, ele diz que ainda não sabe avaliar suas chances no Enem.
Aline Rigobeli, 18, pretende cursar Nutrição e avaliou a prova como de dificuldade intermediária. “Física estava mais difícil. Acho que a maior parte da prova era de exatas, teve pouco de biológicas. Mas era o conteúdo esperado, não acho que teve nenhuma surpresa em relação a isso.”
Aluna do Curso Especial Pré-Vestibular da UEL, Amanda Araújo, 21, ficou feliz ao ver que várias apostas dos professores quanto aos conteúdos que poderiam ser pedidos se confirmaram, como o conteúdo de biologia. “Estou concorrendo a uma vaga de Ciências Biológicas então essa prova foi bastante importante para mim. Achei que as questões de matemática e física estavam fáceis. Já química foi mais pesado. Mas foi tudo dentro do programado. Foi uma prova cansativa, com enunciados mais longos do que o esperado”, avalia.
O gabarito e o caderno da prova devem ser divulgados nesta quarta-feira (13) no site do Enem, no aplicativo do Enem e no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os resultados individuais devem ser publicados em janeiro de 2020, em data a ser definida. Os resultados dos “treineiros” e a “vista pedagógica da redação" são divulgados 60 dias após os resultados individuais, em março de 2020.