Provão do 2º grau vai avaliar em novembro 500 mil
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de julho de 1997
Agência Estado Brasília 
A exemplo do que já ocorre desde o ano passado no ensino superior, os alunos do 2º grau também terão o seu provão. Em novembro, cerca de 500 mil alunos do último ano do 2º grau de dez estados, incluindo São Paulo, serão submetidos a provas para avaliação da qualidade do ensino. Considerado preocupante pelo próprio Ministério da Educação, o 2º grau está se expandindo, mas detém péssimos indicadores. Menos da metade dos alunos que ingressam na 1ª série consegue concluir o curso, e, em geral, deixam a escola velhos demais e sem ter adquirido o conhecimento necessário.
No encerramento de um seminário sobre ensino médio, ontem, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do MEC, Maria Helena Guimarães Castro, admitiu que as taxas de absenteísmo, repetência e distorção idade/série são insuportáveis. Em 1993, foram matriculados no 1º ano do 2º grau dois milhões de alunos, mas ao final dos três anos, em 1995, apenas 959 mil estudantes haviam conseguido vencer as dificuldades e falhas do sistema e concluir o curso.
Os estados estão sendo chamados a aderir ao processo de avaliação e já se habilitaram, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Rondônia e Sergipe.


