Embora ações judiciais pediam a suspensão da prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores, o certame é realizado normalmente neste domingo (10) em 30 cidades do estado. Ao todo, participam do processo 39.379 candidatos. A queda de braço se dava em razão da pandemia do novo coronavírus e dos riscos de aglomeração.

A própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), órgão dotado de expertise para avaliar o cenário epidemiológico e sanitário, emitiu parecer favorável à realização da prova desde que adotadas as medidas sanitárias descritas no Protocolo de Segurança apresentado pela Secretaria de Educação. De acordo com a professora e chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Jéssica Elizabeth Pieri, tudo transcorreu dentro do planejado em relação ao ensalamento. "Do portão para dentro, tudo organizado e obedecemos todos os protocolos estabelecidos", destacou.

A assessoria de imprensa do evento também confirmou a atividade. "Candidatos respeitando as medidas", resumiu. Em Londrina, a prova é realizada nos colégios Vicente Rijo, Marcelino Champagnat, Benedita Rosa Rezende, MAria do Rosário Castaldi, Gabriel Martins, Hugo Simas, Ieel, José de Anchieta, Nossa Senhora de Lourdes, Olímpia de Moraes Tormenta e Polivalente.

Entrada de candidatos no Colégio Vicente Rijo
Entrada de candidatos no Colégio Vicente Rijo | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Assim, visando garantir o distanciamento físico, de 1,5m entre os candidatos em sala, a taxa de ocupação dos espaços físicos foi reduzida de acordo com as dimensões e a quantidade de carteiras existentes nas salas. Foram selecionados locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar. As janelas deverão permanecer abertas durante todo o período de aplicação de provas, condicionada aos fatores climáticos. O uso de aparelhos de ar condicionado foi proibido. Além disso, em cada sala será informada a capacidade máxima do espaço e o quantitativo de pessoas alocadas naquele ambiente.

Medidas de prevenção - Entre as medidas estão a seleção de locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar; higienização de todo o ambiente, inclusive as carteiras (antes e depois do uso), os malotes e outros materiais de manuseio; verificação da temperatura corporal dos aplicadores e dos candidatos; observação do distanciamento físico; uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool gel, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros e sacos plásticos transparentes individuais para descarte de material utilizado (lenços e máscaras usadas).

Sobre a entrada por grupos, o Cebraspe organizará a entrada escalonada dos participantes e colaboradores para evitar qualquer tipo de aglomeração. O Centro dividirá os candidatos em 4 grupos, com horários de entrada distintos, que são informados aos respectivos candidatos na consulta de local e horário das provas. Desse modo, cada grupo de candidatos chegará no local de prova em um intervalo de tempo, diluindo a circulação de pessoas no local de aplicação e evitando aglomerações.

Outras provas - Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais como vestibulares estão programadas acontecer nesta e nas próximas semanas no cenário nacional e local. Nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).