Os mais de 1 milhão de candidatos que participaram da primeira edição do ProUni (Programa Universidade para Todos) em 2024 poderão conferir o resultado da 1ª chamada nesta terça-feira (6) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O MEC (Ministério da Educação) anunciou que esta edição do ProUni, que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas, tem a maior oferta da história.

São 402.092 bolsas para diversos cursos. Administração lidera a lista, com 36.963 bolsas, seguido por Pedagogia, Ciências Contábeis e Direito, que também apresentam grande número de oportunidades.

Os candidatos pré-selecionados na 1ª chamada têm entre os dias 6 e 20 de fevereiro para comprovar as informações e garantir a bolsa de estudo. A lista dos aprovados na 2ª chamada será divulgada em 27 de fevereiro, com o prazo para comprovação estendendo-se até 7 de março.

Para aqueles que não foram selecionados nas chamadas anteriores, há a opção da lista de espera. Os interessados devem manifestar sua intenção nos dias 14 e 15 de março, com o resultado previsto para 18 de março. A confirmação das informações para os aprovados na lista de espera deve ocorrer até 27 de março.

Os cursos mais procurados no ProUni 2024 incluem Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Enfermagem, Psicologia e Logística.

O ProUni é uma iniciativa do MEC que visa proporcionar oportunidades de ensino superior por meio de bolsas parciais e integrais. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, ter realizado o Enem 2022 ou 2023, não ter zerado a redação e obter uma média geral de 450 pontos nas cinco provas. As bolsas integrais exigem uma renda familiar mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, enquanto as parciais requerem até três salários mínimos.