Sindicatos de servidores públicos estaduais participam nesta sexta-feira (29), em Curitiba, de ato de luta pela data-base que prevê a reposição salarial de 35,5% e para rememorar a ação violenta registrada contra manifestantes da categoria neste mesmo dia em 2015. A concentração para o ato começa às 9h, na Praça 19 de Dezembro, de onde servidoras e servidores seguirão numa caminhada até a Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa.

A data ficou marcada por conta de uma operação da Polícia Militar que usou bombas, gás lacrimogêneo, balas de borracha, spray de pimenta, o que resultou em um saldo de mais de 200 feridos. Os servidores protestavam por causa da aprovação de leis que mudaram o regime da Paraná Previdência.

Segundo o presidente da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná), Márcio André Ribeiro, a categoria estará em peso no protesto. “Trata-se de uma data que temos de relembrar todos os anos para não cair no esquecimento. Estávamos lutando pelos nossos direitos de forma pacífica e jogaram bombas em cima da gente, isso não pode ocorrer nunca mais”, declarou.

O presidente do Sindiprol Aduel, Ronaldo Gaspar, afirma que o 29 de abril é uma data histórica no Paraná e no Brasil pela luta dos direitos dos servidores. “É um marco da brutalidade de um governo que promoveu o recrudescimento de um ambiente social contra nossas reivindicações, por isso temos de retomar a luta para não perder mais direitos”, disse Gaspar.

O ato, em Curitiba, é organizado pelo Fórum de Entidades Sindicais (FES), que congrega dezenas de sindicatos de servidores públicos de vários segmentos de todo o estado.