Belfast, 24 (AE-AP) - Cerca de 300 protestantes descontentes com o acordo de paz da Irlanda do Norte (Ulster) iniciaram hoje (24) uma caminhada de dez dias entre as cidades de Londonderry, bastião dos católicos republicanos no oeste da província britânica, e Portadown, distante 187 quilômetros, a sudeste - e palco frequente de conflitos entre as duas comunidades. Denominada "marcha pelos direitos civis", a manifestação foi prevista para terminar no dia 3, um dia antes de a organização protestante Ordem de Orange realizar a tradicional Marcha de Drumcree pelo reduto católico de Garvaghy Road, que todos os anos provoca incidentes violentos.
Além de introduzir mais um estopim para distúrbios na temporada anual de marchas dos unionistas (pró-domínio da Grã-Bretanha) no verão irlandês, a caminhada dos protestantes elevou as tensões às vésperas da chegada, amanhã, em Belfast do primeiro-britânico, Tony Blair, e seu colega da República da Irlanda, Bertie Ahern, para a última etapa de conversações para formação do Executivo local.
Blair deu prazo até o dia 30 para que os líderes católicos e protestantes cheguem a um acordo para a formação do Executivo do Ulster, conforme determina o acordo de paz aprovado em abril do ano passado. Os dois grupos não chegaram a um consenso sobre a deposição de armas por parte do Exército Republicano Irlandês (IRA).
O líder do majoritário Partido Unionista do Ulster (UUP), David Trimble, insiste em que o IRA deponha as armas para que o Sinn Fein, braço político do grupo, possa participar do Executivo local. Entretanto, o Sinn Feinn alega que o acordo prevê o fim da entrega das armas em maio de 2000, mas não estabelece prazo para o começo do desarme. O número 2 do Sinn Fein, Martin McGuinness, afirmou em entrevista publicada ontem pelo jornal Irish Times que só pedirá ao IRA que deponha as armas quando tiver certeza de que receberá uma resposta positiva. "O perigo é que obter uma resposta negativa pode comprometer o processo de paz", disse ele.
Já o diário britânico The Guardian assinalou ontem que Blair e Ahern pressionarão Trimble para que aceite o Sinn Fein no governo antes do desarme do Ira. Se, no decorrer do processo de paz, o IRA não entregar as armas, o Sinn Fein poderá ser expulso.

mockup