São Paulo, 01 (AE) - Foi prorrogado até 8 de outubro o prazo para a matrícula de crianças com 7 anos completos ou a completar no ano 2000 na 1.ª série do ensino fundamental da rede pública estadual e municipal de São Paulo. A decisão foi tomada porque o número de matrículas feitas esta semana ficou muito abaixo das previsões da Secretaria Estadual da Educação. A Secretaria calculava receber 100 mil matrículas, mas só foram feitas 60 mil. O problema, segundo a Secretaria, é que as mães estão acostumadas a fazer a matrícula em dezembro e a data foi antecipada para garantir vagas para todos.
Os pais ou responsáveis devem cadastrar as crianças em qualquer escola da rede pública de ensino, apresentando certidão de nascimento e comprovante de residência. Crianças que estão no último ano da pré-escola em creches comunitárias também precisam cadastrar-se agora. Também serão aceitas matrículas de crianças mais velhas que estejam fora da escola, embora tenha havido período específico para esses casos. Aquelas que frequentam escolas municipais de educação infantil não precisam cadastrar-se porque já estão com a vaga garantida.
Essa é a terceira fase do programa Já pra Escola, feito em parceria entre o governo do Estado e as 645 prefeituras paulistas para garantir a oferta obrigatória do ensino fundamental a todas as crianças dentro da faixa etária prevista.

mockup