Por precaução, a Santa Casa de Misericórdia de Cambé, região Metropolitana de Londrina, suspendeu, por 72 horas, os atendimentos de seu Pronto Socorro. O comunicado foi feito na noite de sexta feira (17) e a medida foi tomada após a confirmação de um paciente diagnosticado com o vírus Covid-19 na enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS).

.
. | Foto: Reprodução/Google Maps

De acordo com o prefeito do município José do Carmo Silva Filho, conhecido como Zé do Carmo, a iniciativa partiu da Santa Casa, mas a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério Público, a Secretária de Saúde do município e a anuência da 17ª Regional de Saúde. "Esse é o prazo suficiente para realizamos na unidade todo o trabalho de contenção e desinfecção". explicou.

Com uma população estimada em 106 mil habitantes, Cambé apresenta em seu boletim mais recente- divulgado em 17 de julho, os seguintes dados: 411 casos confirmados, 301 recuperados, 13 óbitos e 14 novos casos nas últimas 24 horas. Os números ainda indicam 478 casos descartados e 956 exames realizados. Há ainda 67 casos suspeitos aguardando resultado. Dos casos ativos, 88 pacientes permanecem em isolamento domiciliar, 9 em internação hospitalar , sendo seis em enfermaria e três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Zé do Carmo explicou que o paciente deu entrada espontaneamente queixando-se de um desconforto. "Com a confirmação do resultado, acendeu-se um sinal de alerta e o paciente foi encaminhado para a unidade de referência em Londrina, que é o Hospital Universitário (HU). De acordo com o prefeito, trata-se de um paciente do sexo masculino, com 50 anos de idade.

Enquanto o Pronto Socorro estiver fechado, pacientes tem as seguintes opções: o ponto de atendimento 24 horas e a Unidade de Pronto atendimento (UPA), localizada no jardim Tupi e que também funciona 24 horas. "Fortalecemos e ampliamos o atendimento nessas duas unidade de Cambé e o poder público se solidarizou com a Santa Casa e odas as medidas de isolamento e prevenção de contaminação foram implementadas no setor para proteção dos profissionais e demais pacientes internados", reforçou.

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento Jardim Tupi - R. Carajás, 250 - Jardim Tupi, Telefone: (43) 3174-0551

Posto de Atendimento 24 horas - Av Pedro Viriato Parigot de Souza, 1000 - Chácara Manella