Promoção da Gessy com pequeno varejo quer aumentar vendas em 25%
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quarta-feira, 09 de fevereiro de 2000
Por Deborah Kanarek
São Paulo, 9 (AE)- Para alavancar em 25% suas vendas no pequeno e médio varejo, a divisão da Van Den Berg da Gessy Lever está investindo R$ 630 mil para seduzir o consumidor do litoral com uma promoção multimarcas (Cica, Doriana, Becel, Claybom e Delicata e azeite Gallo), que está começando hoje e vai até o dia 20 de março. Participarão cerca de 800 mercados, com até cinco check outs (caixas), do litoral do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul.
Esse tipo de promoção, que é comum nas grandes lojas, normalmente exclui os menores, pelas dificuldades de logística ou pela simples falta de contato entre fornecedores e pequeno varejo. Os pequenos e médios são responsáveis pela metade das vendas do varejo, mas ainda são desconhecidos pelos fornecedores, que sempre tiveram uma relação mais estreita com os atacadistas, defende o diretor da Ponto de Criação, empresa responsável pela promoção, Marcelo Heidrich Neto.
Ele prevê que esse tipo de ação vai se tornar cada vez mais frequente por, basicamente, dois motivos: a pressão por descontos do grande varejo sobre os fornecedores, que buscam alternativas de distribuição, e a tendência de eliminação dos intermediários motivada pelas vendas pela Internet.
O trabalho de logística é maior quando se realiza uma promoção para os pequenos mas, em compensação, com a mesma verba
é possível atingir mais do que o dobro do número de pontos de venda, diz o especialista em marketing. Nesses locais, os prêmios atraem a atenção, apesar de serem menor valor. No caso da promoção denominada "Nós Vamos Invadir sua Praia" serão distribuidos guarda-sóis e cadeiras, junto a frisbees, squeezes e ímãs de geladeira estampados com as logomarcas dos participantes.
A idéia é incentivar que o consumidor leve mais unidades. Ao comprar três produtos das marcas da promoção, o cliente participa na hora de um sorteio, através de um premiador instantâneo, que é feito pelo próprio atendente do caixa. Heidrich explica que a quantidade necessária para concorrer é pequena, já que os mercadinhos concentram principalmente as compras de reposição, normalmente de pequeno valor.