Israel Reinstein
De Curitiba
Na onda da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos medicamentos, o deputado federal Affonso Camargo Neto (PFL) está lançando um projeto de lei que possibilitará o desconto em imposto de renda de despesas com remédios, óculos e lentes de contato. A proposta de Camargo é justificada nos sucessivos aumentos de preços dos medicamentos e na precária atuação dos serviços públicos de saúde.
De acordo com o projeto de lei, o cidadão vem custeando serviços que deveriam ser realizados pelo sistema de saúde. Na defesa de seu projeto, Camargo afirma que o Ministério da Saúde não está conseguindo desenvolver políticas de prevenção a doenças.
Esses motivos, aliados à falta de estrutura, estariam levando as pessoas a gastar em pagamentos de médicos, dentistas e outros profissionais de saúde, além de ter de arcar com despesas com remédios e exames, que muitas vezes não são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por causa disso, o deputado defende que se desconte do imposto de renda todos os serviços e gastos feitos com tratamentos médico, odontológico e psiquiátrico. Também será permitida a dedução de lentes de contato e óculos.

mockup