Projeto prevê integração trem-metrô
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de janeiro de 2000
São Paulo, 12 (AE) - A facilidade de deslocamento para outros pontos da cidade é uma das principais vantagens da região central, segundo especialistas. Um projeto para melhorar ainda mais essa condição é o Integração Centro, que está sendo elaborado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Está prevista a integração entre o metrô e o trem entre as Estações Brás e Barra Funda, na zona oeste.
Orçado em US$ 95 milhões, divididos entre o governo do Estado e o Banco Mundial, está prevista a remodelação de todo o trecho ferroviário entre as Estações Barra Funda e Brás. A idéia é integrar as linhas da CPTM com as do metrô. Atualmente, por exemplo, a pessoa que sai da zona leste com destino à Barra Funda é obrigada a descer no Brás e embarcar em outro trem ou metrô para chegar ao seu destino. Além de um novo centro de controle operacional, está prevista a remodelação nas linhas existentes no trecho, com extensão total de 5,7 quilômetros. Os trilhos, alguns deles desativados desde a extinção dos trens de longo percurso, serão remodelados e contarão com nova sinalização. Estações - Duas das três estações abrangidas pelo projeto - Brás e Luz - serão totalmente reformadas. A principal alteração será a construção de passagens ligando o trem ao metrô. Na Luz, por exemplo, atualmente o passageiro é obrigado a sair da estação e atravessar a Rua Mauá para embarcar no metrô. As alterações estruturais previstas na Estação da Luz estão sendo estudadas pela CPTM. Segundo a assessoria de Comunicação da empresa, a construção das passagens subterrâneas será acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Também está prevista a recuperação arquitetônica de toda a estação. A reforma também poderá integrar o programa Monumenta
que envolve a Prefeitura, governo estadual e Ministério da Cultura, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). (M.L.)