Projeto de conservação ganha parceria
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 05 de maio de 2005
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
O projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) espécie ameaçada de extinção ganhou reforço de R$ 100 mil, que serão repassados pela Audi à Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), idealizadora do trabalho, ao longo de dois anos. A montadora é a mais nova parceira da organização não-governamental (ONG) que, até então, vinha recebendo recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA).
A gerente técnica da SPVS, Sueli Naomi Ota, explicou que o dinheiro irá complementar os recursos necessários para a realização das pesquisas em torno da biologia da espécie, da questão reprodutiva e manejo dos filhotes. O projeto, iniciado há sete anos, envolve também trabalhos de educação ambiental e de geração de renda junto às comunidades de Guaraqueçaba e Antonina, no Litoral do Estado.
Sueli lembrou que, a cada estação climática, é feita a contagem da população de papagaios. É um indicador da efetividade do nosso trabalho, avaliou. O último censo foi realizado no final de semana passado, mas os resultados ainda estão sendo tabulados. A contagem feita no final de 2004 apontou a existência de 4,9 mil exemplares em todo o litoral paranaense: quantidade quase 30% maior que a encontrada no início do projeto.
Para Sueli, a importância do projeto vai além da conservação da espécie endêmica o papagaio-de-cara-roxa só encontrado entre o litoral sul de São Paulo e norte de Santa Catarina, já que a presença da ave indica o estado de conservação do ecossistema.


