Imagem ilustrativa da imagem Projeto com detentos de Maringá conquista Prêmio Innovare
| Foto: Divulgação/DepenPR



O projeto Visão de Liberdade, da Penitenciária Estadual de Maringá, foi o grande vencedor na categoria Justiça e Cidadania, das 710 práticas recebidas pela 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, o mais importante da Justiça brasileira.


Desde 2004, o projeto envolve detentos na confecção de materiais didáticos para alunos cegos da rede estadual de ensino, como livros digitados para impressão em braille, livros falados, materiais em relevo, maquetes e jogos adaptados, entre outros.


O material feito pelos presos é distribuído para 127 municípios do Paraná atendidos pelo CAP (Centro de Apoio Pedagógico) de Maringá. Já foram produzidos 84.820 trabalhos de material didático em relevo, 453 livros e 54 apostilas digitados, 126 livros falados e 12 apostilas, com tiragem de 175 cópias cada.


Além dos municípios atendidos pelo CAP de Maringá, o projeto já enviou materiais para todo o Brasil, inclusive para uma biblioteca pública da cidade de Sobreda, em Portugal.


"O Visão de Liberdade é fruto de um trabalho muito bonito, bem realizado por parte do sistema penitenciário paranaense em benefício daqueles que têm deficiência visual. Portanto, esse prêmio vem coroar de justiça e de êxito essa iniciativa da penitenciária, do Conselho da Comunidade e de todas as entidades envolvidas neste projeto. O Depen se sente feliz e honrado com esta premiação", afirma o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura.


O presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Maringá, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, diz que esta é uma iniciativa de mão dupla, porque além de favorecer os alunos com deficiência visual por receberem material didático apropriado, é uma importante ação de recuperação e ressocialização dos detentos.


"Projetos como o Visão de Liberdade merecem destaque porque é extremamente necessário dar ao detento condições de se tornar um indivíduo melhor e pronto para voltar a viver em sociedade", frisa Rodrigues.





São parceiros do projeto o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Maringá); o CAP (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual), da Secretaria de Estado da Educação; Amacap (Associação Maringaense de Amigos do CAP); Penitenciária Estadual de Maringá; Colônia Penal Industrial de Maringá; Departamento Penitenciário do Paraná, Receita Federal de Maringá; Fundação Banco do Brasil; Instituto Viva Cidadania; Justiça Federal de Maringá e a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.


O Prêmio Innovare procura valorizar iniciativas que buscam soluções para os desafios enfrentados por todos que atuam no sistema de Justiça, sejam eles de natureza administrativa ou judicial. Criado em 2004 com cerca de 5 mil práticas inscritas e mais de 180 premiadas, é uma realização do Instituto Innovare e instituições parceiras.