Programa espacial precisa de R$ 130 milhões
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de setembro de 2003
Edson Luiz eSimone Menocchi<br> Agência Estado 
Brasília - O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, disse ontem na Comissão de Relações Exteriores do Senado, em Brasília, que o governo terá de garantir R$ 130 milhões no orçamento da pasta para retomar o programa espacial. Além disso, Amaral afirmou que será necessário abrir concursos públicos para técnicos e engenheiros no Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e criar bolsas de estudo para formação de especialistas na área espacial.
Amaral e o ministro da Defesa, José Viegas Filho, falaram sobre o projeto do Veículo Lançador de Satélites (VLS) na comissão. Há 15 dias, o terceiro acidente consecutivo com um protótipo do VLS provocou a morte de 21 técnicos na Base de Alcântara, no Maranhão. Os ministros confirmaram que o governo pretende fazer um novo lançamento nos próximos quatro anos.
Convidada pelo governo brasileiro, uma equipe formada por seis especialistas russos chega hoje a São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Eles vão ajudar na investigação das causas do incêndio do VLS.
Os técnicos integram a Agência Aeroespacial da Rússia. O chefe da comitiva é Viacheslav Lisitsin. Do grupo fazem parte: Dmitry Borisov, especialista em motores com combustível sólido; Vladmir Bryman e Georgy Sytyi, especialistas em combustível sólido; Vladmir Morozov, especialista em sistema de controles de foguetes e satélites e Victor Poliakov, especialista em acidentes.


