Professores protestam por aulas de filosofia, sociologia e artes
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segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Viviani Costa - Grupo Folha
Professores da rede estadual de ensino se reuniram na manhã desta segunda-feira (18), em frente ao Núcleo Regional de Educação em Londrina, para protestar contra a redução da carga horária das disciplinas de filosofia, sociologia e artes no ensino médio. Faixas foram fixadas nos portões e o grupo criticou as alterações feitas pelo governo do Estado.
A redução de duas para uma aula semanal para cada uma das disciplinas foi oficializada pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) em instrução normativa assinada em 16 de dezembro. A mudança faz parte da matriz curricular única criada para o ensino médio no Paraná.
“Isso tudo significa uma formação de sub cidadania porque quando as pessoas não têm condições de entender o contexto social em que vivem, elas também passam a não ter condições de se enxergar enquanto cidadãos. É um impacto que vai ser refletido em gerações. Todas as disciplinas têm a sua importância. É justamente o conjunto delas que completa a formação cidadã. Isso é um prejuízo não só para os professores, mas para a sociedade como um todo”, lamentou o professor de sociologia Eber Prado Ferreira.
Além da diminuição na quantidade de aulas de filosofia, sociologia e artes, a Seed-PR estabeleceu quatro aulas semanais de língua portuguesa, três de matemática e incluiu a disciplina de educação financeira na grade curricular com uma aula por semana.
“A educação financeira sempre foi feita de forma transversal. Outros professores trabalham a questão do consumismo, da inflação, do custo de vida e o professor de matemática reforça isso, mas são conteúdos que se complementam. Educação financeira a gente trabalha em filosofia, sociologia, matemática, português... É muito difícil, é muito triste tudo isso. Nós estamos regredindo para a década de 1980”, criticou o professor de matemática Nelson Antônio da Silva.
A dificuldade em abordar todo o conteúdo necessário em apenas uma aula de artes por semana também foi mencionada por docentes da área.
“O nosso conteúdo é bem complexo. Temos quatro áreas: artes visuais, teatro, música e dança. Com uma aula semanal, os alunos vão perder muito conteúdo que precisaria ser trabalhado. Já tivemos só uma aula na rede estadual e essa volta para nós é um retrocesso”, afirmou a professora Nilce Giansante. “Já no final da carreira, eu nunca pensei que teria que passar por isso. É muito triste. Somos do grupo de risco, mas estamos aqui para lutar”, completou a professora Regina Célia Fagotti.
Além dos professores concursados, docentes que costumam atuar por meio do PSS (Processo Seletivo Simplificado) também criticaram a alteração feita pelo governo do Estado somente após o pagamento das inscrições para a seleção de 2021.
“O governo aplica a prova para PSS ofertando duas disciplinas de filosofia, sociologia e artes, depois muda. Nós, professores temporários, sabemos que não vai ter aula nem para os concursados. Então o governo fez uma propaganda enganosa. Se essa alteração tivesse sido feita antes do período de inscrições para a prova, muitos candidatos nem teriam pago”, ressaltou o professor Walfredo Barbosa.
RESPOSTA DA SEED
A Seed-PR destaca em nota que está em conversa com professores e educadores sobre a alteração de carga horária da matriz curricular do Ensino Médio. "A nova matriz curricular já está sendo implementada no sistema de todas as escolas, e o processo de matrícula de estudantes nesta nova matriz já está em andamento, desde o final do ano de 2020. A mudança garante que os estudantes de todas as séries do Ensino Médio da Rede Estadual tenham 13 disciplinas no total - contemplando todos os estudantes com todas as matérias."
De acordo com a pasta, a disciplina de Artes, por exemplo, passa a ser lecionada em todas as três séries do Ensino Médio. "Além das alterações citadas, há também a garantia de quatro aulas semanais de Língua Portuguesa e três de Matemática para toda a Rede Estadual - o que vai permitir o aprofundamento destas disciplinas. No Ensino Médio será implementada a disciplina de Educação Financeira, para auxiliar os estudantes a utilizar bens financeiros de forma mais consciente."
Por fim, a Seed-PR afirma na nota que está implementando um material de apoio pedagógico para favorecer e facilitar o trabalho dos professores da Rede Estadual. "São melhorias tanto na elaboração das aulas como gestão da sala de aula, para desburocratizar os processos do dia a dia."
(Colaborou Vítor Ogawa/Reportagem Local)