Professores fazem marcha por salário
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de junho de 2006
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- Um culto ecumênico, hoje às 9 horas, antecederá o início da 3 Marcha dos Trabalhadores em Educação, que deverá reunir cerca de 100 professores e funcionários da rede estadual de ensino. Eles sairão do Colégio Estadual Professor Colares, no bairro Oficinas, em Ponta Grossa, e seguirão rumo a Curitiba. O trajeto de aproximadamente 120 quilômetros deverá ser percorrido em cinco dias.
O secretário de imprensa do Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), Luiz Carlos Paixão, lembrou que a chegada a Curitiba, programada para o dia 20, coincide com a data que dois projetos de lei considerados importantes para os educadores entrarão na pauta de votação da Assembléia Legislativa.
As propostas tratam da equiparação do salário inicial dos professores com as demais categorias de servidores de nível superior do Estado e da implantação do plano de cargos e salários para os funcionários administrativos das escolas.
Segundo Paixão, os projetos haviam sido retirados da pauta, a pedido do governo do Estado, na tentativa de chegar a um acordo. Aconteceram três reuniões com a Secretaria de Estado da Educação e como não houve contraproposta por parte do governo, informou ele, as proposições voltarão ao plenário da Assembléia.
A instituição de um plano de carreira para funcionários já havia sido a principal reivindicação da marcha realizada no ano passado, que teve a participação de cerca de 80 pessoas.


