Professores fazem dia de paralisação
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Rubens Chueire Jr. <br> <br> Reportagem Local 
Curitiba - Professores das sete universidades estaduais do Paraná promovem hoje um dia de paralisação para a realização de assembleias para decidir sobre o início de greve da categoria para o próximo dia 23. Com a ação, 100 mil estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade do Norte do Paraná (UENP) e Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), ficam sem aula.
Conforme o Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel), nem mesmo com o anúncio do governo de enviar para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a proposta de reajuste salarial de 31,73% prometida aos docentes em quatro parcelas até 2015, fez com que a mobilização de hoje fosse reavaliada. ''Decidimos pela paralisação para pressionar a Alep a aprovar o anteprojeto de lei e sancioná-lo com rapidez, até o dia 23, na próxima semana'', destacou o presidente do Sindiprol/Aduel, Nilson Magagnin Filho. Caso o governo não aprove e publique em Diário Oficial o reajuste da categoria, existe a possibilidade de greve geral a partir da semana que vem.
Na UEL, a partir das 8 horas deve ocorrer a concentração dos professores no Centro de Ciências Biológicas (CCB). A assembleia acontece às 9 horas, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). À noite, às 19 horas, os docentes se concentram na rampa do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa).


