Curitiba – Os professores da rede estadual iniciam hoje greve por tempo indeterminado. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a expectativa é de 75% de adesão já no primeiro dia de paralisação. São cerca de 100 mil profissionais, sendo 75 mil docentes e 25 mil funcionários das escolas. A greve deve afetar cerca de 1,2 milhão de estudantes.
Os educadores reivindicam 33% de hora-atividade (atualmente, segundo o governo, os professores têm 30%); implantação do Piso Nacional para o professor (mínimo de 8,32%); reajuste no mesmo índice do Piso Regional (7,34%) para os funcionários de escolas; pagamento de promoções e progressões em atraso; fim do corte do auxílio transporte para os afastados por licença médica; melhoria do contrato PSS (Processo Seletivo Simplificado), e implantação de um novo modelo de atendimento à saúde.
"Esgotamos todas as possibilidades. Não restou outro caminho já que tentamos garantir nossos direitos e não obtivemos respostas. Estamos com um quadro desanimador e a categoria cansou", explicou a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes.
Para o próximo dia 29, a categoria organiza uma marcha com representantes de todas as regiões do Estado em Curitiba.
Em nota oficial, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) destacou que atualmente os professores têm 30% de hora atividade e que "está previsto para ser implantado o restante (3,33%) no próximo ano letivo".
Sobre o reajuste salarial, o governo destaca que oferece reajuste previsto na data-base de 6,06%. A categoria cobra aumento de 10%.
Em relação ao pagamento das progressões e promoções, o governo informa que "os professores e funcionários com direito começaram a receber no mês de março".
A nota complementa que a primeira parcela dos avanços será paga em maio e que o compromisso será totalmente quitado até o final do ano. O governo ainda afirmou que está em fase final um concurso público para a contratação de 13,7 mil novos professores e pedagogos. A rede estadual de educação conta com cerca de 2,1 mil escolas.

mockup