Rio, 14 (AE) - As novas tecnologias de distribuição da informação, como a Internet, antes de serem uma ameaça, são uma nova oportunidade para as empresas jornalísticas prestarem melhor serviço às comunidades. Este é um dos conceitos que os professores Walter Bender e Jack Driscoll, do Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA, defenderão na palestra de abertura do Congresso Brasileiro de Jornais 1999, segunda-feira (16), no Rio.
O Congresso é promovido pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), que está completando 20 anos. A abertura ocorre às 16 horas, no hotel Sheraton do Rio. Após os pronunciamentos do presidente da entidade, Paulo Cabral, e do prefeito do Rio, Luís Paulo Conde (PFL), os professores do Media Lab falarão sobre News in the Future, ou Notícias no Futuro. Esse é justamente o nome do programa do laboratório que estuda novas formas de edição, apresentação, armazenamento e distribuição de informações. Dos patrocinadores do programa, o único brasileiro é o "Grupo Estado", ao lado de empresas como "Chicago Tribune", "The New York Times", BellSouth, Kodak, Hearst, "El Clarin", Gannett, LExpresso e Sun.
O surgimento da Internet traz consigo, ao menos teoricamente, a possibilidade de o cidadão comum ser igualmente um emissor de notícias, tarefa até antes restrita aos jornalistas e veículos. Isto permite maior compartilhamento das idéias entre os membros de determinada comunidade, o que igualmente influencia no processo de produção das notícias. Na visão de Bender e Driscoll, isso não deve ser uma preocupação para os jornais, que podem se tornar parceiros das comunidades na construção desse novo modelo editorial.
Os dois falam com a autoridade das biografias que têm: Bender, coordenador do NIF, é um dos fundadores do Media Lab, ao lado de Nicholas Negroponte e de outros pesquisadores; participou de diversas pesquisas pioneiras no campo do electronic publishing, entre elas Aspen Movie Map e NewsPeek Electronic Newspaper, as duas exemplos de aplicações multimídia personalizáveis.
Driscoll, ex-editor-chefe do "Boston Globe", membro do júri do Prêmio Pulitzer de 1991 a 1995, trabalhou também no projeto Silver Stringers, onde nasceu um software que possibilita a comunidades diversas (escolas, por exemplo) publicar os jornais na Internet; é editor in residence do Media Lab.
O Silver Stringers é um dos programas do Media Lab que melhor demonstram, na prática, como os conceitos desenvolvidos no NIF podem ser aplicados. Orientado para comunidades, ele foi destinado a desenvolver nos membros de cada uma as habilidades como repórteres, fotógrafos, ilustradores, editores e designers de publicações na Web. O programa é destinado também a adaptar e desenvolver ferramentas tecnológicas para facilitar as atividades jornalísticas de um grupo. Um dos resultados dele foi um sistema que permite a edição e a publicação de um jornal na Web voltado para comunidades de qualquer espécie. O Silver Stringers começou em 1996, com um grupo de aposentados (todos com mais de 50 anos) em Melrose, em Massachusetts, que, naturalmente, fizeram o jornal na Internet; mas o programa foi estendido para outras comunidades, incluindo um grupo de cerca de cem estudantes do mundo inteiro, que, uma vez por ano, se reúnem no Junior Summit do MIT e usam o sistema para editar um jornal sobre a própria comunidade.
O interesse básico do Media Lab sobre os aposentados de Melrose é que eles têm um conhecimento sem paralelo acerca da comunidade onde vivem e trabalharam, e essa experiência pode ser aproveitada no desenvolvimento de novas técnicas de cobertura em cidades e comunidades.
No Brasil, o sistema de computador desenvolvido nesse programa também será usado, em breve, em atividades apoiadas diretamente pelo Grupo Estado.
O congresso da ANJ encerra-se na terça-feira (17), com duas palestras pela manhã (a primeira com a mesa presidida pelo diretor-superintendente do Grupo Estado, Francisco Mesquita Neto) e duas, à tarde (com a participação do diretor de Redação do "Estado de S. Paulo", Antônio Pimenta Neves, na segunda). À cerimônia de encerramento, comparecem o vice-presidente da República, Marco Maciel, e o governador do Rio, Anthony Garotinho (PDT).

mockup