Professores da disciplina de Artes fizeram protesto na manhã desta terça-feira (10), em frente ao NRE (Núcleo Regional de Ensino) de Londrina, contra o fim das disciplinas no oitavo e nono ano do Ensino Fundamental nas escolas do Paraná. A decisão foi tomada pelo governo estadual no fim de 2022.

O movimento foi organizado pela Aproaf (Associação dos Professores de Artes do Paraná) para realização de manifestações em frente a todos os Núcleos Regionais de Educação do Estado e da Seed (Secretaria Estadual de Educação).

Segundo um dos professores participantes do ato, a suspensão do ensino de Artes nos anos finais é problemática porque “cria um hiato entre o sétimo ano e o início do Ensino Médio”. “E pode ser que nem tenha continuidade, porque passa a ser disciplina optativa”, diz.

Além disso, ele alerta para “prejuízos na formação humana e social dos alunos, uma vez que a arte permite o autoconhecimento e o reconhecimento de grupos a que o ser humano se identifica”.

Uma carta contrária ao fim do ensino de artes nos últimos anos do Ensino Fundamental expedida pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi protocolada na sede do NRE de Londrina.

A Seed não se pronunciou sobre o assunto.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.