Curitiba - As negociações entre o governo do Paraná e os professores e funcionários das escolas públicas sobre uma série de reivindicações não avançaram na manhã de ontem e a categoria diz que pode iniciar uma greve em 2013. Representantes das duas partes tiveram uma reunião durante a manhã, em Curitiba. Ontem também os funcionários e professores fizeram um protesto em frente ao Palácio das Araucárias, em Curitiba, alegando dificuldades nas negociações com o governo.
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Paraná (APP Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, durante uma assembleia marcada para o dia 15 de dezembro professores e funcionários devem decidir se iniciam uma paralisação nas atividades em 2013. ''Já dissemos ao governo que todos os prazos estão esgotados'', afirmou.
Por parte da APP Sindicato, segundo Marlei, o governo tem até o dia 13 de dezembro para apresentar uma proposta do plano de carreira para os funcionários da educação, além de uma sugestão sobre a hora-atividade dos professores. O sindicato pede implantação de hora-atividade de 33% para 2013.
Outras reivindicações do sindicato são o aumento real de salário para os servidores, a implantação de folha complementar para o pagamento das progressões do professores, discussão sobre a Matriz Curricular Unificada da categoria, novo modelo de atendimento à saúde dos servidores e novo plano de custeio da Paranaprevidência. Os professores e servidores passaram o ano de 2012 em estado de greve, com paralisações pontuais nos dias letivos.
Em nota divulgada à imprensa, a Secretaria Estadual de Educação informou que o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, tratou de vários assuntos na reunião de ontem com diretores da secretaria e com dirigentes da APP-Sindicato. Além de questões sobre a proposta que está sendo elaborada pela Secretaria para o Plano de Carreira dos Funcionários da Educação, foram tratados temas como a hora-atividade e a implantação de progressões e promoções de professores. Também foi discutida no encontro a proposta de criação da matriz curricular de referência para as escolas estaduais.
Ainda segundo nota da secretaria, os dirigentes da APP-Sindicato foram informados de que a secretaria está fazendo um amplo processo de discussão em cima de uma primeira proposta preliminar para a matriz curricular. A proposta preliminar já foi apresentada ao Conselho Estadual de Educação, ao Fórum de Formação de Docentes e à APP-Sindicato. Também foi feita uma consulta pública com a comunidade escolar.

mockup