Produtor assume cargo no Ministério da Agricultura
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de maio de 1999
Paulo Pegoraro 
O empresário rural Ibrahim Faiad, presidente da Agência de Fomento do Paraná, assumirá na próxima terça-feira a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. O anúncio foi feito ontem em Cascavel pelo próprio Faiad, ao lado do prefeito Salazar Barreiros - ambos já foram presidentes da Cooperativa Agropecuária de Cascavel (Coopavel).
Ibrahim Faiad havia sido encarregado pelo governador Jaime Lerner (PFL) de estruturar a Agência de Fomento, mas houve mobilização de forças políticas do Estado para que ocupasse o cargo no Ministério da Agricultura. Segundo Faiad, além de Lerner, e de seu partido, o PPB, também houve empenho do presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Dilceu Sperafico (PPB), que é de Toledo.
Além de ser produtor rural com tradição no Oeste do Paraná, Faiad teve importante papel na consolidação da Coopavel como uma das cooperativas mais sólidas do Estado. Ele conduziu a cooperativa no processo de recuperação de finanças, a partir do início dos anos 90, quando uma grave crise quase inviabilizou a associação de produtores. Hoje, a Coopavel é responsável pelo mais diversificado projeto agroindustrial da região.
A Coopavel, com 3,5 mil associados, responde por 3% da produção agropecuária paranaense, opera um complexo formado por indústrias de rações, beneficiamento de sementes, óleo e farelo de soja, reciclagem de subprodutos vegetais, fertilizantes, descaroçamento de algodão, laticínio e frigoríficos de suínos e de frangos. Ibrahim Faiad defende a verticalização da produção e economia rural, representada pela transformação da matéria-prima e produto final.
Segundo ele, ao invés de venderem grãos, os agricultores devem transformá-los por exemplo em carne, e a carne in natura transformada em embutidos, o que agrega valor. A Coopavel gera anualmente R$ 16 milhões em tributos. O novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura defende também a transformação de propriedades rurais em empresas rurais, para que tenham competitividade.


