Produtividade no 3ºtrimestre tem maior alta desde 92
Washington, 07 (AE-DOW JONES) - A produtividade da indústria norte-americana no terceiro trimestre foi revisada em alta, para crescimento de 4,9%, de elevação de 4,2% estimada previamente pelo Departamento do Trabalho. Este é o maior ganho da produtividade desde o quarto trimestre de 1992, refletindo a primeira retração no custo por unidade de trabalho em mais de dois anos. O custo por unidade de trabalho caiu 0,2% no trimestre, corrigindo estimativa anterior de elevação de 0,6%. No segundo trimestre, a produtividade havia subido apenas 0,6% e o custo por unidade de trabalho saltado 4,2%.
Embora dos dados revisados possam inspirar os mercados a tomar uma posição otimista em relação à economia norte-americana
provavelmente não são suficientes para indicar as possíveis deliberações do Fed no futuro. Muitos economistas ainda questionam por quanto tempo os ganhos com a produtividade serão suficientes par a manter a inflação sobre controle, conforme defende boa parte do mercado. O governador do Fed, Laurence Meyer, disse na semana passada que não partilha da "nova escola econômica", segundo a qual a produtividade ampliou o limite máximo de crescimento da economia sem criação de pressão inflacionária.





