Rio, 7 (AE) - Os dados da produção industrial de outubro
divulgados há pouco pelo IBGE, confirmam a reação no ritmo da atividade da indústria, segundo o instituto. A produção cresceu 1,6% em outubro em comparação com setembro, o terceiro acréscimo consecutivo. Com isto, a produção acumulou crescimento de 2,2% entre julho e outubro deste ano. O crescimento de outubro foi o mais elevado desde setembro de 1998.
Na comparação com outubro de 98, a alta foi de 2,5%, também a melhor marca do ano. No entanto, para comparações com períodos mais longos, os resultados continuam negativos, embora mostrem redução no ritmo de queda. De janeiro a outubro deste ano, a queda acumulada é de 2,2%. O índice acumulado nos últimos meses também registra queda de 2,2%, quando, em setembro, havia chegado a -3,2%.
Segundo o IBGE, o desempenho positivo da indústria em outubro foi resultado de avanços em 16 dos 20 r amos pesquisados. O instituto destaca os crescimentos nos setores de mecânica (4,6%); papel e papelão (5,8%); material de transporte (7,4%) e bebidas (4,3%). Os quatro ramos industriais que tiveram queda tiveram recuos poucos expressivos, não ultrapassando -0 5%.

mockup