Procuradoria quer pena maior por ofensa contra nordestinos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Folhapress 
São Paulo - O Ministério Público Federal informou ontem que vai recorrer contra a pena dada pelo crime de racismo a estudante Mayara Penteado Petruso. Ela foi condenada pela Justiça Federal de São Paulo a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão por ter ofendido nordestinos por meio da rede social Twitter.
A ofensa foi publicada no dia 31 de outubro de 2010, logo após a vitória eleitoral da petista Dilma Rousseff sobre o tucano José Serra. Os maiores índices de votação de Dilma na ocasião foram registrados na região Nordeste. ''Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!'', escreveu a estudante em sua página. A Procuradoria afirma que a pena dada a estudante é insuficiente.
Mayara não ficará presa pois sua pena foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. A decisão foi tomada pela juíza da 9Vara Federal Criminal em São Paulo, Mônica Aparecida Bonavina Camargo.
Mayara admitiu a publicação da mensagem e disse que foi motivada pelo resultado das eleições presidenciais. Ela afirmou que não tinha a intenção de ofender, que não é preconceituosa e que não esperava tamanha repercussão. De acordo com o processo, Mayara disse estar envergonhada e arrependida.
A reportagem ligou para o escritório do advogado da estudante, mas não foi atendida. Estudante de direito em uma universidade da capital paulista, Mayara perdeu o emprego em um escritório de advocacia após o episódio. Ela também mudou de cidade e abandonou o curso. ''O que se pode perceber é que a acusada não tinha previsão quanto à repercussão que sua mensagem poderia ter. Todavia, tal fato não exclui o dolo'', afirma a juíza na decisão.


