Rosane Araújo, leitora assídua da Folha de Londrina/Folha do Paraná, passou mais cedo do que de costume na Banca Londrina, no Calçadão, para garantir um exemplar com a cartela da promoção ‘‘Século da Sorte’’. ‘‘Antes de ir para a igreja, passei na banca e comprei a Folha. Fiquei com medo de não encontrar o jornal com a cartela mais tarde’’, disse Rosane.
A leitora afirmou que compra a Folha diariamente na banca, mas que ontem ficou bastante motivada pela campanha. ‘‘Participei de todas as campanhas que a Folha promoveu. Não ia deixar de participar desta.’’
O proprietário da Banca Rodeio, Carlos Alberto Pinto, disse que a procura pelo jornal ontem foi grande por causa do ‘‘Século da Sorte’’. ‘‘Teve gente que veio comprar a Folha só por causa das cartelas’’, comentou. Otimista, o dono da banca disse que esperava vender todos os exemplares. ‘‘Hoje (ontem) recebi 80 jornais, quando o normal é receber 40. Mas acho que não vai sobrar jornal.’’
O taxista João Lopes, que compra a Folha todos os dias na banca, já estava com a cartela do promoção no bolso para preencher assim que lesse o jornal. ‘‘Tenho esperança de ganhar algum prêmio. Qualquer um, o que vier é lucro’’, afirmou.
A dona da Banca Correio, Marilene Taramelli, disse que ontem atendeu muitos ‘‘clientes novos’’ em busca do jornal: ‘‘Gente que normalmente não compra o jornal acabou levando ontem por causa das cartelas.’’ Marilene acredita que a campanha já ‘‘pegou’’.
O carteiro Devilson José Ribeiro passou pela Banca Correio ontem de manhã para comprar a Folha por causa dos Classificados. Ele disse que não conhecia o ‘‘Século da Sorte’’, mas que depois da explicação da promotora tinha ficado interessado. ‘‘Vou chegar em casa e ler o regulamento para poder participar’’, disse.
Em Curitiba, a procura pelos exemplares da Folha ontem foi significativamente maior que em outros domingos. O jornal circulou com uma tiragem de 15 mil exemplares a mais em todo o Estado.
A sócia-proprietária da Banca da Júlia, Graciete Barbosa Nóbrega, no bairro Juvevê, comentou que a Folha vende muito bem aos domingos e que, pelo que pode sentir no primeiro dia da promoção, a procura foi ainda maior . ‘‘Pela minha experiência, creio que esse tipo de promoção faz com que as vendas aumentem em até 80%.’’ O dono da Banca do Batel, uma das mais tradicionais de Curitiba, Indomar Hadorn, disse que as vendas já aumentaram. ‘‘A procura hoje (ontem) foi excelente’’, garantiu.
Nas próximas 12 semanas, os leitores e assinantes vão concorrer a centenas prêmios, incluindo seis carros Renault Clio e títulos de capitalização no valor de R$ 5 mil. Para participar, é preciso responder às perguntas publicadas no primeiro caderno do jornal, marcando as respostas corretas numa cartela que vem junto ao exemplar da Folha.
Em Maringá, o bancário Sérgio Yokoo disse que a promoção da Folha é um motivo a mais para continuar lendo o jornal. Pai de dois adolescentes, ele acredita que a campanha vai atrair principalmente os filhos. ‘‘É uma ótima idéia da Folha lançar esta promoção porque vai despertar o interesse de muitas pessoas’’, disse. Já o sindicalista Ademir Félix de Jesus disse que a promoção vai atrair novos leitores. ‘‘Se bem que, quem já conhece o jornal não precisa de campanha para assiná-lo porque o jornal é um dos mais completos’’, elogiou.
Quem também gostou da promoção foi o microempresário Teruo Nonaka. Ele ficou conhecendo melhor os detalhes da campanha ontem de manhã e se entusiasmou. ‘‘Eu vou ganhar um desses prêmios’’, disse.
Em Foz do Iguaçu, a promoção ‘‘Século da Sorte’’ vem contando com a aprovação dos leitores e principalmente dos assinantes. ‘‘Estamos vivendo em um mercado cada vez mais competitivo, o veículo precisa usar de criatividade para vencer. Vou participar da promoção’’, disse o presidente do ‘‘Iguaçu Convetion anda Visitors Bureau’’, órgão de divulgação do turismo da cidade, Marcelo Valente, leitor da jornal há três anos. Já a dona de casa Carmen Torino Grimaldi, há um mês assinante, disse que assim que o jornal chegou em sua casa preencheu o cupom. ‘‘Estou empolgada para ganhar o carro.’’
‘‘Com certeza, eu mesmo vou pagar o meu exemplar e vou concorrer acreditando que vou ganhar alguma coisa’’. A afirmação é de Divonsir Marcondes, 38 anos, dos quais 28 vendendo jornais e revistas no centro de Cascavel. Divo, como é conhecido, disse que dobrou, ‘‘pelo menos’’, o número de exemplares vendidos ontem. Segundo Divo, o jornal ‘‘tem seus leitores fiéis, aqueles que vêm pegar seu exemplar chova ou faça sol’’. Mas muita gente foi atraída ‘‘exatamente por causa da promoção’’. Apesar das explicações sobre como participar estejam no jornal, Divo passou boa parte do tempo explicando para compradores como ela funcionará.
Participaram repórteres da Redação em Londrina, da Diretoria Regional em Curitiba e das sucursais de Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

mockup