Imagem ilustrativa da imagem Procon fiscaliza medicamentos vencidos em farmácias de Londrina 
| Foto: Pixabay

Desde o mês passado, fiscais do Procon (Núcleo Municipal de Proteção ao Consumidor) estão nas ruas para vistoriar farmácias de Londrina. Segundo o coordenador do órgão, Gustavo Richa, 25 das 80 existentes no município já foram visitadas pelos servidores. O intuito é passar em todos os estabelecimentos até junho. "É a primeira vez que esse trabalho acontece. O objetivo é concentrar o esforço durante seis meses nesse tipo de comércio e o restante do ano em outros segmentos".

Conforme Richa, são vários os itens fiscalizados, como a qualidade dos remédios, e principalmente o seu vencimento, os produtos ofertados nas gôndolas sem preço e como estes estão sendo disponibilizados à população. "Hoje a farmácia é um mini-mercado, ou seja, oferece muitas mercadorias. É preciso acompanhar de perto se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados".

Assim que a inspeção for encerrada, o Procon vai elaborar um relatório completo de eventuais irregularidades. Porém, nada impede que o estabelecimento seja penalizado antes do documento ser divulgado. "Temos autonomia para, caso algum erro seja encontrado, emitir um auto de infração e, quem sabe, até despachar uma multa. Quem for notificado tem um prazo de defesa. É difícil lacrarmos alguma loja. Isso só ocorre quando, por exemplo, muitos medicamentos estiverem vencidos. São casos raros", disse o coordenador.

Alta demanda

Gustavo Richa afirmou que as recorrentes fiscalizações e o atendimento diário na sede da rua Mato Grosso, área central, têm evidenciado a falta de funcionários para o Procon. Por isso, em uma recente conversa com o prefeito Marcelo Belinati (PP), foi autorizada a contratação de mais servidores. "Para contextualizar, em 2017, fazíamos cerca de 65 atendimentos por dia, mas esse número saltou para 200 neste ano, seja pessoalmente, telefone ou redes sociais. Temos só seis técnicos de gestão pública, que são os responsáveis por esta triagem".

Nos próximos dias, deve ser enviado à Câmara Municipal um projeto criando cinco vagas. "Inicialmente queremos chamar dois aprovados, mas o restante poderá ser preenchido futuramente. A admissão é importante para abrirmos uma espécie de filial na zona norte, que vai funcionar no Centro de Convivência do Idoso, perto da avenida Saul Elkind. Vamos colocar um servidor e mais dois estagiários para verificar como será essa experiência", completou.