Uma missa antecedeu a procissão no entorno da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Catedral Metropolitana de Londrina, nesta sexta-feira (29), quando é celebrada a Sexta-feira Santa. O principal templo da Igreja Católica de Londrina ficou tomado de fiéis.

A caminhada de fé com a imagem do Cristo morto pelas ruas, em tom solene, foi realizada com as pessoas rezando e cantando.

Imagem ilustrativa da imagem Procissão do Cristo morto reúne fiéis no entorno da Catedral de Londrina
| Foto: Walkiria Vieira

A emoção é parte de todo o percurso. Jovens, idosos, crianças - todos tomados pelo mesmo sentimento - confirmavam o respeito e o que representa, em suas vidas, a solenidade.

Prontos para a procissão, a médica Carolina Lemos, 27 anos, o filho Victor Hugo, 1 ano e 4 meses e seu marido, Victor Hugo
Prontos para a procissão, a médica Carolina Lemos, 27 anos, o filho Victor Hugo, 1 ano e 4 meses e seu marido, Victor Hugo | Foto: Walkiria Vieira

Para a médica Carolina Lemos, 27 anos, é uma data de grande importância. "Hoje ainda uma amiga me perguntou sobre (a Sexta-feira Santa). Sinceramente, é mais especial do que o Natal, de meu ponto de vista. Jesus não precisava fazer todo esse sacrifício, sofrer tudo o que sofreu para que nossos pecados fossem perdoados. Mas o fez", emocionou-se.

Na companhia do marido Victor Hugo Itiyama e do filho Vitor Hugo, de um ano e quatro meses, a londrinense se sente completamente integrada à procissão.

Fiel, Antonieta Labaguline, 72 anos: 50 anos de presença na Sexta feira Santa da Catedral
Fiel, Antonieta Labaguline, 72 anos: 50 anos de presença na Sexta feira Santa da Catedral | Foto: Walkiria Vieira

Com 50 anos de presença na Catedral Metropolitana de Londrina, a fiel Antonieta Labaguline, 72 anos, esteve nas duas missas da sexta-feira Santa. A data é de recolhimento e também celebração para a paroquiana. "Moro perto e ainda que os compromissos em família sejam cumpridos, eu não abro mão de estar aqui e de seguir os passos de Jesus", reflete.

Sob as palavras de "Ave Maria" , saudações de paz e harmonia, a breve procissão percorreu todo o entorno da paróquia e contou com o respeito dos motoristas que por ali passavam no instante religioso.

Na sequência, os presentes retornaram para o interior da paróquia, dando continuidade aos ritos que integram a Arquidiocese de Londrina e que contam com todo o prestígio da comunidade para as celebrações da Semana Santa, momento central da liturgia católica romana.

Esta é considerada a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo’. Na ocasião, destacou-se que 42 anos atrás, o arcebispo Dom Geraldo Fernandes voltou para os braços do pai, nesta mesma data, 29 de março, aos 69 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Procissão do Cristo morto reúne fiéis no entorno da Catedral de Londrina
| Foto: Walkiria Vieira
Imagem ilustrativa da imagem Procissão do Cristo morto reúne fiéis no entorno da Catedral de Londrina
| Foto: Walkiria Vieira
Jovens, idosos, crianças - todos tomados pelo mesmo sentimento - confirmavam o respeito e o que representa, em suas vidas, a solenidade
Jovens, idosos, crianças - todos tomados pelo mesmo sentimento - confirmavam o respeito e o que representa, em suas vidas, a solenidade | Foto: Walkiria Vieira