Pró-reitores defende avaliação qualitativa de cursos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de maio de 1999
Por Eliane Azevedo 
Rio, 12 (AE) - O Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras quer a adoção de critérios qualitativos de avaliação de cursos das universidades e vai levar suas sugestões ao Ministério da Educação na próxima semana. O Fórum, que reúne pró-reitores de graduação de cerca de 200 universidades públicas e privadas, reuniu suas propostas no Plano Nacional de Graduação.
O Provão não pode ser o único instrumento de avaliação dos cursos universitários, disse hoje a presidente do Fórum , Iara Xavier. "Trata-se de um método ainda limitado, é preciso que a avaliação atinja todo o corpo social da universidade, não seja apenas quantitativa, mas qualitativa". Iara, pró-reitora da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), reconhece um mérito do Provão de comprovar a superioridade do ensino das universidade públicas.
"A avaliação deve levar em conta a qualidade da produção científica e criar critérios de produtividade para professores e funcionários", disse Iara. A entidade defende que o MEC volte a utilizar o Programa de Avaliação Institucional das Universidades, criado no início dos anos 90, que usava critérios qualitativos.
Os pró-reitores aprovaram a idéia de cursos sequenciais - o sistema em módulos que permite a conclusão do curso superior em dois anos - com certificado, mas a entidade não chegou a um consenso sobre os que oferecem diploma. "Suspeitamos que isso vai banalizar a formação profissional", disse Iara.
O documento será levado na próxima semana ao Ministério da Educação, ao Conselho Nacional de Educação e à comissão de Educação da Câmara dos Deputados.


