O conselheiro geral da Alumni UEL (Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina), Gilberto Martin, afirmou que o projeto de lei que terceiriza a gestão de hospitais tem sido discutido na associação. “O meu posicionamento pessoal e mesmo, a princípio, o que a gente tem discutido entre a associação dos alunos é de um posicionamento contrário a essas privatizações. Privatizar um hospital como o HU, que é um hospital escola, o qual presta um serviço público de excelência, não se justifica. Essa política de privatização cega envolve áreas essenciais para a população como saúde e educação e, na minha opinião, é equivocada porque essas são áreas que são de responsabilidade do gestor público.”

O conselheiro geral da Alumni, Gilberto Martin, afirmou que tem um posicionamento contrário a essas privatizações
O conselheiro geral da Alumni, Gilberto Martin, afirmou que tem um posicionamento contrário a essas privatizações | Foto: Sandro Nascimento/Alep

Ele afirma que o gestor público tem que ter capacidade, competência e tino administrativo para gerir essas áreas. “Quem tem que garantir assistência em áreas tão básicas como essa é o poder público. À medida que você privatiza, você vai perdendo o controle sobre o funcionamento dessas áreas.”

. UEL quer suspensão de PL que terceiriza gestão de hospitais universitários

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da UEM (Universidade Estadual de Maringá), que mantém o Hospital Universitário de Maringá. A assessoria informou que o reitor Leandro Vanalli preferiu não se manifestar, porque ainda estão ocorrendo tratativas com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A assessoria de imprensa da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), mantenedora do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, também foi procurada, mas sem sucesso.

Já a Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público) emitiu uma nota pela qual informa que, a partir do conhecimento do Projeto de Lei 522/2022, procurou Beto Preto. Uma reunião para esclarecimento dos objetivos da proposta aconteceu nesta sexta-feira (2), na Sesa. O encontro contou também com a participação do superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e representantes das instituições de ensino superior que mantêm hospitais universitários.

"Na oportunidade, o secretário garantiu que o PL assegura a autonomia das universidades, o compromisso de financiamento público dos HUs e a não interferência no funcionamento das inúmeras atividades didático-pedagógicas que sustentam a qualidade da assistência e a contínua formação de profissionais da saúde que caracterizam nossos hospitais universitários. A Apiesp solicitou ainda uma agenda permanente com a Sesa, para que as decisões relativas às políticas de saúde no Estado possam ser construídas cada vez mais conjuntamente com as universidades."

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.