Primeiro bebê de Curitiba nasceu aos seis minutos
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de janeiro de 2000
Da Redação
Aos seis minutos do primeiro dia do ano 2000 nasceu o primeiro bebê em um hospital curitibano. Thiago de Camargo de Almeida veio ao mundo ontem pesando 3 quilos e 150 gramas no Hospital Vita. A mãe, Rosilene Guirras Sanches, 35 anos, diz que nunca pensou em planejar o nascimento para o dia 1º de janeiro. Não nos preocupamos com isso, tanto que eu fiz parto normal, sem nenhuma indução, nem mesmo com soro, conta. Eu espero que meu filho cresça com muita saúde, assim como ele nasceu, completou.
Thiago é o segundo filho de Rosilene e Célio Carmargo de Almeida, 34 anos. Os dois são comerciantes e moram no jardim Atuba, município de Pinhais. Nós moramos bem na divisa dos municípios e o Vita é o hospital mais próximo. Rosilene Sanches contou que na noite de 31 de dezembro ele estava se preparando para a ceia de réveillon quando começaram as contrações. Por volta de 22 horas ela chegou ao hospital. Às 23 horas o obstetra constatou que já existia dilatação suficiente para início do trabalho de parto e a encaminhou para o centro cirúrgico.
Alguns hospitais de Curitiba planejaram uma festa para o primeiro bebê que nascesse depois da virada de ano. O Hospital Universitário Evangélico teve seis mães em trabalho de parto durante a madrugada. A primeira criança a nascer foi Ketlen Mayara do Rocio Campos, com 3,5 quilos. Muito emocionada, a mãe Eliane do Rocio Campos, 33 anos, disse que o maior presente deste ano foi o nascimento de sua filha e com saúde. Tive medo de que ela não nascesse perfeita, disse. Eliane teve um acidente de carro e ainda tomava medicamentos fortes quando soube da gravidez. Ketlen é a quinta filha da dona-de-casa.
Em Londrina O primeiro bebê do ano 2000 em Londrina nasceu ontem aos 30 minutos. É um menino, ainda sem nome definido, pesando 3,530 quilos. Ele nasceu de parto normal e, juntamente com a mãe, a doméstica Clarisserisce Gomes da Silva, 22 anos, passa bem.
Clarisserisce está em Londrina há apenas nove meses. O menino é o terceiro filho dela tem um casal que moram com a mãe dela no Ceará. Ela foi internada às pressas próximo da virada do ano, com os sintomas de parto. O marido dela, até as 11 horas de ontem, não sabia do nascimento.
Eu não esperava que isso fosse acontecer. Meu filho é famoso, comentou. Por ser a primeira criança do ano 2000 na cidade, o menino que a mãe quer chamar de Carlos Daniel, mas depende ainda da confirmação do pai ganhou da secretaria municipal de Saúde uma maleta com roupas infantis. Clarisserisce ganhou um buquê de flores.
Até às 10h30 de ontem, oito crianças tinham nascido na Maternidade Municipal. No Hospital Universitário somente uma criança nasceu na madrugada. Nos outros quatro hospitais não houve parto durante a madrugada. (Reportagem de Alexandre Sanches, Luciana Pombo e Emerson Cervi)