Imagem ilustrativa da imagem Primeiro bebê de 2022 em Londrina nasce na Maternidade Municipal
| Foto: Simoni Saris

O primeiro bebê nascido em Londrina em 2022 chegou pesando 2,890 quilos, medindo 47 centímetros e se chama Matteo. Ele veio ao mundo de parto normal, na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, à 0h53 deste sábado (1º).

O menino é o primeiro filho da pedagoga Awendy Baragatti, 26. A mãe contou que o nascimento estava previsto para o último dia 29, mas atrasou. Na noite do dia 31, ela se preparava para as comemorações de Ano Novo em família, quando a bolsa estourou. “Eram 19h30. Eu estava indo tomar banho para me arrumar para a ceia, mas tivemos que correr para o hospital. A família ficou na festa, mas com a cabeça aqui”, disse ela, enquanto o bebê dormia tranquilo em seus braços. O parto foi acompanhado pelo pai do bebê, Luís Fernando.

“Eu cheguei a Londrina no dia 28. Eu disse que ele ia esperar a titia chegar para nascer. Neste mundo que vai só ladeira abaixo, o nascimento de uma criança enche a gente de esperança”, comentou a tia-avó de Matteo, Táira Mancini.

O segundo bebê do ano em Londrina, também um menino, nasceu no Hospital Evangélico, à 1h47 deste sábado. E na Maternidade Municipal, um outro parto está previsto para acontecer no início desta tarde. São os primeiros bebês dos mais de 2,4 mil que vêm ao mundo todos os anos na maternidade pública, segundo dados informados pelo gerente da instituição, o médico ginecologista e obstetra Eduardo Critofoli Silva.

RANKING DE NOMES

No final do ano passado, a Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) divulgou a lista dos nomes mais comuns registrados no país em 2021. Entre os bebês do sexo masculino, Miguel é o mais escolhido, com 28.301 registros. Para as meninas, Helena lidera o ranking, com 21.890.

Embora os dois nomes estejam no topo da lista desde 2020, a Arpen destacou que um novo rol de preferidos começa a surgir. É o caso de Gael, que até 2019 não estava na listagem dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, figurou na décima posição. Em 2021, Gael já era o terceiro nome na preferência dos pais brasileiros na hora de registrar os meninos. Em seguida, vêm Theo, que em 2019 estava na 36ª colocação, subiu para a sexta em 2020 e, no ano passado, ficou em sétimo lugar. Entre as novas tendências ainda estão Noah, Ravi, Isaac e Anthony, que começam a aparecer na lista dos 50 nomes mais comuns.

Para as meninas, depois de Helena, o segundo nome mais escolhido é Alice, seguido de Laura, Maria Alice, Valentina e Heloísa. Sophia, Maite e Antonella apareceram no ranking doso 50 nomes mais comuns pela primeira vez. E na lista de tendências que devem galgar posições na listagem nos próximos anos, figuram os nomes curtos e bíblicos. Eloa e Liz apareceram no rol pela primeira vez. (Com Agência Brasil)