A expectativa da 17ª Regional de Saúde é atingir 88% do público-alvo da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 com a primeira remessa do imunizante Oxford/AstraZeneca que chegaram a Londrina neste domingo (24). São mais 8.920 doses do imunizante que já foram distribuídos no mesmo dia aos 21 municípios da região. O bimotor modelo Seneca PP-EUS partiu de manhã do Aeroporto Bacacheri, em Curitiba, e pousou às 12h05 no Aeroporto de Londrina Governador José Richa, depois de deixar doses da vacina nas regionais de Paranavaí e Maringá, ambas no noroeste do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Com vacinas de Oxford, região deve chegar a 88% de imunização na 1ª etapa
| Foto: Guilherme Marconi - Grupo FOLHA

As doses Cornélio Procópio e Jacarezinho, 18ª e 19º regionais de saúde respectivamente, também chegaram por Londrina e no mesmo dia seguiram de carro para o Norte Pioneiro do Estado. Já um helicóptero da Polícia Militar ajudou a 17ª regional na operação logística e neste domingo distribuiu as doses já fracionadas para 17 dos 21 municípios da região. Apenas as remessas de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia foram retiradas no domingo à tarde pelas secretarias municipais de saúde direto do setor de Assistência Farmacêutica na região central da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Com vacinas de Oxford, região deve chegar a 88% de imunização na 1ª etapa

PÚBLICO-ALVO

As 8.920 doses AstraZeneca que chegaram neste domingo mais 14.071 da CornaVac que vieram na última terça-feira (19) somam 22.991 doses. De acordo com a chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes, a quantidade deverá atender aproximadamente 88% do público-alvo da primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 nos 21 municípios. Ou seja, vão faltar ainda 3 mil doses para atingir 26 mil pessoas do primeiro grupo prioritário, que são 23.559 profissionais de sáude, 1.345 idosos em asilos e 1.096 indígenas. "Em Tamarana, que pertence a regional, a vacinação da comunidade indígena foi concluída com as doses da CoronaVac. Agora com a AstraZeneca damos continuidade aos idosos institucionalizados e aos profissionais de saúde, sempre dando preferência aos que estão na linha de frente, como hospitais de alta complexidade como o HU (Hospital Universitário de Londrina). A classificação será de acordo com o risco e assim, os profissionais de saúde vão sendo vacinados."

Imagem ilustrativa da imagem Com vacinas de Oxford, região deve chegar a 88% de imunização na 1ª etapa
| Foto: Guilherme Marconi - Grupo FOLHA

A intenção da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) é dar início simultaneamente em todas as 399 cidades do Paraná com o imunizante produzido na Índia nesta segunda-feira (25). "Aqui em Londrina o helicóptero da Policia Militar nos ajudou nesta logística para amanhã de manhã (segunda-feira) começarmos a vacinação nos 21 municípios da nossa regional" completou Lúcia. No Paraná chegaram 86.500 doces da vacina AstraZeneca desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Imagem ilustrativa da imagem Com vacinas de Oxford, região deve chegar a 88% de imunização na 1ª etapa
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

CORONAVAC

De acordo com o levantamento da 17ª Regional de Saúde, 80% das vacinas do primeiro lote de vacinas da CoronaVac já foram aplicadas nos 21 municípios em idosos em asilos, profissionais de saúde e indígenas nos 20 municípios da região (exceto Londrina). Já segundo a secretaria municipal de saúde, 5 mil pessoas foram vacinadas em Londrina, o que representa 52% do total do imunizante produzido pelo Insitituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Para a enfermeira, Maria Lúcia Lopes, a única garantia que o Governo do Paraná dá neste momento é que todas as pessoas serão vacinadas. "Já em que momento essas pessoas serão vacinadas, ainda não temos essa resposta, mas a expectativa é boa. Houve uma remessa chegou na terça, agora a vacina de Oxforde hoje (domingo) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou mais uma remessa da CoronaVac. A expectativa é delas chegarem gradativamente e não termos interrupções neste processo." Segundo a Sesa, está programado pelo Ministério da Saúde a divisão de outras 900 mil doses de CoronaVac entre todos os estados do País e o Distrito Federal ainda nesta semana. A estimativa é que aproximadamente 40 mil doses sejam encaminhadas ao Paraná.

O lote integra as 4,8 milhões de doses emergenciais autorizadas pela Anvisa) na sexta-feira (22). No total, confirmado os números da terceira remessa, o Paraná vai contabilizar cerca de 600 mil doses.

Imagem ilustrativa da imagem Com vacinas de Oxford, região deve chegar a 88% de imunização na 1ª etapa

LONDRINA

O secretário municipal de saúde de Londrina, Felippe Machado, frisou que o plano de vacinação irá atingir o público-alvo de vacinação, independente do fabricante. "Não iremos nos ater ao laboratório fabricante, as pessoas não terão essa opção de escolha", frisou.

As vacinas Oxford/AstraZeneca já estão na Centrofarma e serão utilizadas a partir desta segunda-feira (26) à tarde, para vacinação dos grupos que estão na primeira fase da campanha, que são, os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid e os idosos e profissionais que atuam em Instituições de Longa Permanência de Idosos. No domingo as equipes volantes do pasta vacinaram profissionais de saúde do Hospital do Câncer de Londrina.