Rio, 28 (AE) - Sob um sol ameno de inverno carioca, oito primeiras-damas que acompanham os chefes de Estado na Cimeira apreciaram o Rio, do alto do Pão de Açúcar, hoje de manhã. Quem convidou para o passeio foi a primeira-dama do Estado do Rio, Rosângela Matteus, a "Rosinha", mas a primeira-dama brasileira
Ruth Cardoso, também esteve lá como anfitriã.
O traje predominante era o tailleur, e só a primeira-dama da Colômbia, Norah Pastrana, foi exceção, com um vistoso macacão verde- água. "Rosinha" chegou às 11h20, e Ruth
15 minutos depois. As convidadas foram chegando aos poucos e, logo depois do meio-dia, todas estavam lá, representando os países. Colômbia, Espanha, Grécia, Venezuela, México, Grécia, Irlanda e Itália, que teve a última primeira-dama a chegar porque pediu para conhecer antes o Forte São João, que fica perto, na Urca.
A filha do primeiro-ministro de Portugal, Mariana Guterrez, de 14 anos, também foi ao Pão de Açúcar, pela manhã, mas não acompanhou a comitiva oficial.
Depois de uma hora no Pão de Açúcar, as primeiras-damas foram para o Iate Clube do Rio almoçar, a convite de "Rosinha". O cardápio do chef do clube, Alexandre, era: carpaccio, saladas, peixe grelhado, frango ao catupiry, frutas, mousses e tortas. Cada primeira-dama recebeu de presente uma toalha de mão bordada com motivos nordestinos.
A vice-governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), e a mulher do jornalista Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, Lily de Carvalho também compareceram ao almoço. Ruth dividiu a mesa principal com "Rosinha", e as primeiras-damas da cidade do Rio, Rizza Conde; do México, Nilda de Zedillo; e do Chile, Martha Frei, além de Norah Pastrama e Lily.
Terminado o almoço, por volta das 15 horas, as primeiras-damas dispersaram-se. À noite, estava prevista uma visita à exposição permanente do Museu de Arte Moderna (MAM), seguida de jantar com todas as delegações.

mockup