Londrina - A dona de casa Deuzira de Melo, de 28 anos, foi até a Unidade Básica de Saúde da Vila da Fraternidade na tarde de ontem para vacinar seu filho de 4 meses, mas encontrou as portas fechadas. A unidade foi desativada porque o Ministério Público determinou a interdição devido às condições insalubres do local. O imóvel será demolido e no mesmo local será levantada uma nova unidade, de aproximadamente 450 metros quadrados. "Eu sabia que ia fechar, mas passei de manhã e vi as portas abertas e achei que ainda estivesse em funcionamento", declarou Deuzira.
A demolição do imóvel e da quadra em anexo foi a saída que a administração municipal encontrou para adequar o espaço às exigências sanitárias. A técnica em saúde pública Rosimeire Gomes trabalhava na unidade e relata que as condições de trabalho eram "muito ruins". "As instalações elétricas e hidráulicas eram antigas, as paredes tinham rachaduras, goteiras e dividíamos o único consultório que existia na unidade", revelou. O local possuía piso e forro de madeira com infiltrações de água e o espaço estava muito apertado.
A dona de casa Santina Barbosa, que mora na região, relembra que a casa onde mora foi a primeira a ser construída na Vila Fraternidade depois que o local foi loteado. "A casa onde fica a UBS era a sede de uma chácara que pertencia a uma família de japoneses", contou. O posto foi inaugurado em 1970 e possui 101,34 metros quadrados e atendia os moradores dos jardins Carlota, Espanha, França, Helena, Paraná, São Luiz, Conjunto Pindorama e vilas Amaral, Fraternidade, Matos, Paglia, Santa Terezinha e Ziober.
A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Almeida do Carmo, garante que a população não será afetada com o fechamento da unidade. "A unidade da Vila Ricardo tem condições de absorver a demanda, pois tem 600 metros quadrados e a equipe da Vila da Fraternidade atenderá no local", destacou.
A unidade da Vila Ricardo permanecerá fechada hoje na parte da manhã devido às readequações e orientação da equipe e voltará a funcionar a partir das 13 horas. Segundo a diretora de Planejamento e Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Rosilene Machado, a nova UBS da Vila da Fraternidade deve ser inaugurada em 2014, mas não soube precisar a data.