A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou novo boletim da dengue nesta terça-feira (26). De acordo com os dados do boletim semanal, Nova Cantu (Centro-Oeste) registrou a primeira morte pela doença no Paraná desde 28 de julho, data que se iniciou o atual período epidemiológico. Segundo a Sesa, a morte foi confirmada em 17 de novembro e trata-se de uma mulher de 31 anos, que apresentava quadro de anemia crônica como fator de risco. No período anterior, de julho de 2018 até julho de 2019, 23 mortes foram registradas no Paraná.

.
. | Foto: Arquivo/AEN

Nova Cantu é o município com maior número de casos confirmados de dengue no Estado. São 135 pessoas com a doença. Outro município da mesma região, Quinta do Sol, é o segundo com maior número. São 78. Cianorte (Noroeste) registrou 25 casos confirmados.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que a situação da dengue no Paraná é grave. "A Secretaria de Estado da Saúde alerta a toda a população para que adote urgentemente as medidas preventivas da doença, com uma verificação detalhada nos quintais, terrenos e ambientes internos das residências, eliminando os pontos que acumulam água parada, que podem se transformar em criadouros do mosquito da dengue."

De 28 de julho até esta terça, 1.564 casos de dengue foram confirmados. Em relação à semana anterior, houve um aumento de 26,7%. A Sesa informou ainda que dez municípios estão em situação de alerta: Lindoeste, Juranda, Douradina, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Flórida, Munhoz de Mello, Florestópolis, Leópolis e Uraí. Outros sete já estão no patamar de epidemia: Nova Cantu, Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Floraí e Uniflor.

Apesar de não estarem em situação de alerta e nem no patamar de epidemia, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá são os municípios com maior número de casos suspeitos notificados. Londrina lidera o ranking com 1.891, seguida por Foz, com 1.685, e Maringá, com 760.

CHIKUNGUNYA

Mais um caso de chikungunya foi confirmado nesta semana.. Trata-se de um caso importado registrado em Toledo. Conforme a Saúde, a paciente de 23 anos contraiu a doença em Natal (RN). No entanto, a jovem já está curada, segundo a Sesa. No total, são cinco casos registrados da doença nos seguintes municípios: Araucária, Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. Todos importados.

Ronaldo Trevisan, da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesa, orienta que a população precisa estar atenta aos locais mais comuns para formação de criadouros: pratinhos de vasos de plantas, pneus, garrafas, ralos, calhas, lajes, entulhos, lixeiras e o coletor de água das geladeiras e aparelhos ar-condicionado.