Na madrugada de domingo (13), em que foi celebrado o Dia dos Pais, uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Londrina fez um parto dentro de um veículo em Ibiporã. A família, que é de Jataizinho, estava indo em direção a um hospital de Ibiporã quando percebeu que não teriam tempo suficiente para chegar e decidiram parar em um posto da PRF, na BR-369.

De acordo com a corporação, três policiais prestaram apoio à grávida e fizeram o parto de emergência da criança dentro do carro da família, que nasceu saudável e foi encaminhada a um hospital da cidade.

Rafael Sambatti, policial rodoviário federal responsável pelo comunicação da corporação, explicou que a grávida já chegou em trabalho de parto ao posto policial no início da madrugada, acompanhada do irmão e da cunhada.

A família é moradora de Jataizinho e estava se deslocando para o Hospital Cristo Rei, em Ibiporã. Segundo ele, o irmão da mulher disse que quando eles perceberam que a criança já estava nascendo e viram o posto da polícia, eles decidiram parar para buscar ajuda.

No local, três policiais estavam de plantão e, ao serem informados do caso, foram até o veículo para auxiliar no nascimento do bebê. A criança recebeu o nome de Emanuel e nasceu saudável, com 46 centímetros e pesando pouco mais de 2,5 quilos.

Menos de 45 minutos após a chegada da família, a mulher e o bebê foram encaminhadas para o hospital pelo Corpo de Bombeiros de Ibiporã.

Segundo Sambatti, esse foi o primeiro atendimento desse tipo feito pela equipe. “Tem um [policial] que não consegue nem falar [sobre o parto] que já começa a chorar”, diz. “Então ao mesmo tempo em que você tem um trabalho que atende acidentes e lida com a morte, quando você tem a oportunidade de trazer uma vida, de ter uma vida nas mãos, não tem explicação”, comemora, ressaltando que o fato é ainda mais emocionante por ter acontecido no Dia dos Pais.

Os três policiais responsáveis pelo atendimento pretendem visitar a mãe e o bebê nas próximas semanas para presentear a criança. De acordo com Sambatti, a mãe e a criança já tiveram alta nesta segunda-feira (14).

Rafael Sambatti também detalha que os policiais que fizeram o parto vão ser homenageados pela corporação. Segundo ele, todos os policiais recebem treinamento adequado para atuar em diversas áreas, desde a abordagem, armamento, tiro e defesa pessoal, até relacionados aos primeiros socorros, incluindo a realização de partos de emergência.

“O último treinamento [de primeiros socorros] foi há alguns meses, então sempre estamos evoluindo, estudando e nos atualizando para estarmos preparados para uma situação como essa”, ressalta.