PRF apreende mais de 14 toneladas de maconha em carreta
Em quantidade, essa foi a maior apreensão do ano; operação foi na divisa do estado de São Paulo com o Paraná
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de setembro de 2024
Em quantidade, essa foi a maior apreensão do ano; operação foi na divisa do estado de São Paulo com o Paraná
Jéssica Sabbadini - Especial para a FOLHA
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 14,2 toneladas de maconha em uma operação no município de Rancharia, em São Paulo, próximo à divisa com o Paraná, na noite de quinta-feira (26). A operação foi organizada de maneira integrada entre os agentes dos dois estados após o condutor da carreta deixar o Paraná e seguir em direção a São Paulo.
Agente da PRF, Rafael Sambatti explica que, geralmente, são apreendidas cargas menores, entre 300 a 500 quilos; em caminhões, pode chegar a até três toneladas. Nesse caso, a carreta era bi-trem e carregava, ao todo, 14.220 quilos da droga.
Ele complementa que a droga também costuma ser transportada em meio a outras cargas, como de grãos, mas que nesse caso, de acordo com as imagens disponibilizadas pela corporação, o veículo levava apenas a maconha.
A apreensão foi possível através do uso de ferramentas de inteligência, em que as equipes da Delegacia da PRF de Londrina conseguiram localizar o veículo após cruzar a divisa com São Paulo. O agente aponta que a polícia está sempre atenta ao "modus operandi" dos criminosos. “Eles vão mudando [as formas de agir] e a polícia vai se adaptando, treinando e se capacitando para esse combate”, afirma, complementando que a experiência e a expertise dos policiais também faz a diferença na execução do trabalho.
O odor característico foi o que chamou mais a atenção das equipes. Sem detalhar valores, Sambatti garante que a operação trouxe um prejuízo milionário ao crime organizado. O condutor foi encaminhado à Delegacia de Rancharia.
FUZIS
As equipes da Delegacia de Londrina da PRF prenderam outro homem também nesta quinta-feira que transportava dois fuzis, cocaína e pasta base de cocaína dentro de um carro na BR-369, em frente ao Parque Governador Ney Braga. Durante uma operação de rotina, o veículo foi abordado por estar com o para-brisa trincado e a suspeita veio após os agentes sentirem o cheiro característico da substância química utilizada na produção da droga.
Com apoio dos cães da PM (Polícia Militar), a droga foi localizada em um compartimento oculto no painel do veículo, junto a dois fuzis de calibre 556 desmontados. No total, foram nove quilos de cocaína e pasta base de cocaína. O condutor, que não teve a identidade divulgada, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Londrina.