Um veículo de luxo carregado com 300 pássaros foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada desta sexta-feira (8), em Campina Grande do Sul, na BR-116. O motorista do automóvel foi preso por tráfico de animais silvestres.

O Núcleo de Operações Especiais da PRF abordou o veículo próximo à unidade operacional do Taquari, onde o veículo foi revistado. Ao verificar o porta-malas do automóvel, foram localizadas diversas caixas de madeira e de leite contendo Canários da Terra, Pintassilgos, Trinca-ferros e outros pássaros.

Imagem ilustrativa da imagem PRF apreende 300 pássaros silvestres em veículo de luxo
| Foto: Divulgação/PRF



O motorista, de 41 anos, informou que havia pego os pássaros na região metropolitana de Curitiba e iria vendê-los em São Paulo. Ele foi encaminhado junto com o veículo à polícia judiciária de Campina Grande do Sul.

A pena para quem comete este crime é de 6 meses a um ano de detenção e multa. A pena é aumentada se o crime for praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção. Já a multa pode chegar a R$5.000,00, por unidade de espécie constante da lista oficial da fauna ameaçada de extinção.

Imagem ilustrativa da imagem PRF apreende 300 pássaros silvestres em veículo de luxo
| Foto: Divulgação/PRF