Brasília, 29 (AE) - O ministro da Previdência Social, Waldeck Ornélas, afirmou hoje que no próximo ano será feita uma ampla campanha para atrair o trabalhador informal. "Haverá um esforço de mobilização para conscientizar principalmente os trabalhadores informais sobre a importância de se ter previdência", disse o ministro. A intenção é fazer reuniões em igrejas, sindicatos e outras instituições.
Paralelamente, segundo ele, a rede da Previdência será reestruturada para atender ao novo contingente, com a transformação de 220 postos de atendimento em agências. Esta medida, explicou, ampliará de seis para doze horas diárias o atendimento a população, além de melhorar o processo de informatização e treinamento de pessoal.
Ornélas pretende instalar em cada um dos 5.500 municípios pelo menos um terminal de atendimento automático, o Previ Fácil. Este sistema permite ao trabalhador fiscalizar se sua empresa está depositando a contribuição. A Previdência também deverá incrementar os serviços de atendimento por telefone, pela internet, e pelos terminais móveis (Previ móvel). "A ordem é reduzir as filas nas agências e nas mesas da burocracia", disse o ministro. Ele avalia que o atendimento tem melhorado e citou como exemplo a queda no prazo médio de concessão de benefícios de 16 dias em janeiro para 11 dias atualmente.

mockup